Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

domingo, 29 de maio de 2011

Aos Poetas Russos





Áh, a poesia russa e seus poetas
com seus semblantes de ferro.
Agora minha mente está cheia de vermelho e marron,
nucleares usinas, tanques e rostos de Lenin e de Stalin
Meus ouvidos ardem de medo ao sons de coturnos em marcha
marcando a neve e o barro.
Minha alma esqueceu dos serrados, dos céus estrelados e dos
jardins tropicais.
Ela quer marchar pelas planícies brancas e pelos montes Urais.
Marchar com a poesia talhada em aço e ferro
Ternura escondida sob as fardas
e sob os capacetes, nas trincheiras.
Discípulos de Maiakoviski
que aprendi a amar nos idos
anos sessenta

A poesia venceu a Ideologia
A guerra quente
A guerra fria
O império, os invernos e o Kremlin

Mas e a solidão ?
A nostalgia do que poderiam
ter sido.

Existem novos inimigos agora
O fast food, global brands, os falsos profetas
Milhões de crianças e mães tombam de fome
todo dia na África
A estratégia de exterminio agora é outra,
Os campos de concentração não tem cercas
O arame farpado rasga é por dentro
O ditador não tem nome, nem rosto

E já entrou por certo em seus jardins
e pisoteou suas flores.

Mais do que nunca soldados das palavras
Saquem suas penas
e lutem como jamais lutaram
Por uma Camelot pra todos

" You may say I am a dreamer
but I am not the only one"*
(*J.Lennon)


[Grácio Reis - Publicado no Recanto das Letras em 10/06/2008]



^^

sábado, 28 de maio de 2011

Escrever é esquecer...



A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.


[Fernando Pessoa]


^^

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escolhas



"Todo mundo tem uma escolha na vida:
você pode aborda-la como criador ou critico,
amoroso ou rancoroso,
doador ou tomador"


[Autor desconhecido]


^^

Amores Imperfeitos



Não precisa me lembrar
Não vou fugir de nada
Sinto muito se não fui feito um sonho seu
Mas sempre fica alguma coisa
Alguma roupa pra buscar
Eu posso afastar a mesa
Quando você precisar

Sei que amores imperfeitos
São as flores da estação

Eu não quero ver você
Passar a noite em claro
Sinto muito se não fui seu mais raro amor
E quando o dia terminar
E quando o sol se inclinar
Eu posso por uma toalha
E te servir o jantar

Sei que amores imperfeitos
São as flores da estação

Mentira se eu disser
Que não penso mais em você
E quantas páginas o amor já mereceu
Os filósofos não dizem nada
Que eu não possa dizer
Quantos versos sobre nós eu já guardei
Deixa a luz daquela sala acesa
E me peça pra voltar



[Skank - Composição: Samuel Rosa - Chico Amaral]


^^

Transferência e Contratransferência - em três abordagens:



Tendo a oportunidade de discutir as três abordagens: Psicanalítica, Analítica Junguiana e Gestalt-terapia, dentro dos conceitos de transferência e contratransferência, podemos perceber que elas são ao mesmo tempo semelhantes e antagônicas.



Confira aqui.


^^

E o Tempo... O tempo não existe?



- O tempo existe, sim, e devora.


^^

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sessão pipoca - Até o Fim



Não vim até aqui
Pra desistir agora
Entendo você
Se você quiser ir embora
Não vai ser a primeira vez
Nas últimas 24 horas
Mas eu não vim até aqui
Pra desistir agora

Minhas raízes estão no ar
Minha casa é qualquer lugar
Se depender de mim
Eu vou até o fim
Voando sem instrumentos
Ao sabor do vento
Se depender de mim
Eu vou até o fim

Eu não vim até aqui
Pra desistir agora
Entendo você
Se você quiser
Ir embora
Não vai ser a primeira vez
Em menos de 24 horas

A ilha não se curva
Noite adentro
Vida afora
Toda a vida
O dia inteiro
Não seria exagero
Se depender de mim
Eu vou até o fim

Cada célula
Todo fio de cabelo
Falando assim
Parece exagero
Mas se depender de mim
Eu vou até fim

Não vim até aqui pra desistir agora
Não vim até aqui pra desistir agora

[Composição: Humberto Gessinger]


^^

Dance bem



^^

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma maior solidão



Lentamente se aproxima
Do meu triste coração.
Enevoa-se-me o ser
Como um olhar a cegar,
A cegar, a escurecer.

Jazo-me sem nexo, ou fim...
Tanto nada quis de nada,
Que hoje nada o quer de mim.


[Fernando Pessoa, 23-10-1931]


^^

Dedução



Não acabarão nunca com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente



[Vladimir Maiakóvski]


^^

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cansa ser, sentir dói, pensar destruir.



Alheia a nós, em nós e fora,
Rui a hora, e tudo nela rui.
Inutilmente a alma o chora.
De que serve ? O que é que tem que servir ?
Pálido esboço leve
Do sol de inverno sobre meu leito a sorrir...
Vago sussuro breve.

Das pequenas vozes com que a manhã acorda,
Da fútil promessa do dia,
Morta ao nascer, na 'sperança longínqua e absurda
Em que a alma se fia.


[Fernando Pessoa]


^^

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um breve estudo sobre a técnica a partir do caso do Homem dos Ratos.



De todos os casos publicados de Freud, é o Homem dos ratos que apresenta a melhor, talvez a mais genuína, concordância terapêutica entre a narrativa e o tratamento. Confira AQUI.



^^

Ah, e dizer que isto vai acabar



...que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.


[Clarice Lispector - in "Onde estivestes de noite" - 7ª Ed.]



^^

domingo, 22 de maio de 2011

Sessão pipoca - Bailamos



Esta noite dançamos
Te dou toda a minha vida...

Esta noite dançamos
Deixo minha vida em suas mãos
Deitamos no chão
Nada mais é proibido
Não deixe o mundo entrar
Não deixe um momento passar despercebido
Nada pode nos parar

Dançamos...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero, meu amor
Te quero

Esta noite, sou seu
Podemos fazer acontecer, tenho certeza
Agora estou partindo
Há uma coisas que eu acho que você deveria saber
Não estou te abandonando
Dançaremos a noite toda
Quero tocar as estrelas

Dançamos...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero meu amor
Dançamos...
Vou viver essa noite pra sempre

Dançamos...
Te quero meu amor
Te quero
Essa noite nós dançamos
Como se não houvesse amanhã
Se você ficar comigo
Te quero, meu amor...
Fica comigo...
Esta noche bailamos...
Esta noite dançamos...

Dançamos
...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero meu amor
Dançamos...
Vou viver essa noite pra sempre

Dançamos
Te quero meu amor
Como te quero!
Como te quero!
Como te quero!
Como te quero!




[Composição: Paul Barry / Mrk Taylor]


^^

É sem dúvida em dias de maior paixão




que pelo coração se chega à pele.




[Luís Miguel Nava]


^^

sábado, 21 de maio de 2011

Onde?



^^

Realidade?


^^

Os ladrões vivem nas águas furtadas?



O peito do pé usa soutien?

Em que carpintaria funciona
a Serra da Estrela?

Quando se come um prego, fica-se com ferrugem na barriga?

Em que mês aparecem
andorinhas no céu da boca?

O Sumo Pontífice é feito
de que sumo?

Em que guerra foi usado
o peixe espada?


[Luísa Ducla Soares]




^^