Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

terça-feira, 21 de junho de 2011

Diálogo em alguns Atos - Vou cuidar de mim...




- Me desculpa. Não quis feri-la.


-Sei que a culpa não é sua.


-Então tudo bem?


- Não está tudo bem... Você espalha sofrimento porque não sente nada além disso. Você manipula as pessoas porque não dá conta de manter relações de verdade. A partir de agora vou cuidar de mim.





^^

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Já sofreu algum Trauma Psicológico?



O trauma psicológico é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento. Pressupõe uma experiencia de dor e sofrimento emocional ou físico. Como experiência dolorosa que é, o trauma acarreta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao estresse, envolvendo mudanças físicas no cérebro e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou. Igualmente, pode acarretar depressão, comportamentos obssessivos compulsivos e outras fobias ou transtornos, como o de pânico.

Confira mais aqui.



^^

Orfeu do avesso



De pé sobre o abismo
e não morri:
Canto gregoriano
muito limpo
não me chegou:
o fim
Catedral
sobre o risco,
sobre um azul tão grande
que afundar-me podia
Ao fundo do mais fundo
mergulhei
e não morri:

amei


[Ana Luisa Amaral]


^^

domingo, 19 de junho de 2011

As tuas mãos podem tudo...





Guardo a garganta cheia de sol
escoando luz, libertando ais e suspiros longos...



A falta que tu me fazes é sem limites, um dia dir-te-ei isto.
Palavras para chegar ao silêncio.
Do meio da vergonha, da unidade, guardo a sensibilidade
na boca, lá no fundo -
comichão.
Língua que vai tocar no côncavo, engolir seco.
Agitação da cauda do peixe, um golpe de remo e chuva miudinha
a molhar tolos. Ficamos calmos separados pelos oceanos.
uma escrita seca, óssea.
Uma lama incomoda.
eis aqui!
Comida pelas árvores, a luz pesada do meio da tarde.
- é só o dia de hoje, que bom tê-lo.

[Lidia Martinez]




^^

Sessão pipoca - Sexo Frágil - Um Programa Pequeno Demais Pra Nós Todos











♪"Objeto do desejo, boca aberta A, beijo rouco AI, louco sexo. E o meu ser sem nexo perguntando: MEU DEUS, como? Quando? Onde? Aonde é que você se escondeeee? TATAAAAA TATAAAA tanto de mim. TANTO DE MIM!"♪

[É pra morrer de rir... semana que vem tem mais!]


Danni^^

O último Poema



Assim eu quereria o meu último poema.
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


[Manuel Bandeira]



^^

sábado, 18 de junho de 2011

Suspiro



Eu estou me apaixonando por você
E você só têm que sentir da mesma forma também
Quando você me abraçou noite passada
Deus sabe que era puro, tão puro deleite


Oh, meu coração batendo quer você
E meus braços vazios precisam de você
Não vá, por favor fique
E nunca tente me levar pra longe...


[Joss Stone]


^^

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estranho é o sono que não te devolve



Estranho é o sono que não te devolve.
Como é estrangeiro o sossego
de quem não espera recado.
Essa sombra como é a alma
de quem já só por dentro se ilumina
e surpreende
e por fora é
apenas peso de ser tarde.Como é
amargo não poder guardar-te
em chão mais próximo do coração.



[Daniel Faria - de Explicação das Árvores e de Outros Animais - 1998]


^^

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tudo Sobre a Depressão Clínica




De acordo com especialistas do campo da psiquiatria, a depressão é uma doença mental que muitas vezes é caracterizada por períodos prolongados de tristeza e melancolia. Mas só é porque uma pessoa está triste e não quer pessoas em torno dela, não significa que ele já está a depressão. Mas se este tipo de comportamento, como um sentimento de vazio, perda da auto-estima e absolutamente nenhuma esperança de felicidade dura muito tempo, então, sim, essa pessoa está na verdade deprimida...



^^

O Inútil Luar



É noite. A Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia . . .


Dormem as sombras na alameda
Ao longo do ermo Piabanha.
E dele um ruído vem de seda
Que se amarfanha . . .

No largo, sob os jambolanos,
Procuro a sombra embalsamada.
(Noite, consolo dos humanos!
Sombra sagrada!)

Um velho senta-se ao meu lado.
Medita. Há no seu rosto uma ânsia . . .
Talvez se lembre aqui, coitado!
De sua infância.

Ei-lo que saca de um papel . . .
Dobra-o direito, ajusta as pontas,
E pensativo, a olhar o anel,
Faz umas contas . . .

Com outro moço que se cala,
Fala um de compleição raquítica.
Presto atenção ao que ele fala:
— É de política.

Adiante uma senhora magra,
Em ampla charpa que a modela,
Lembra uma estátua de Tanagra.
E, junto dela,

Outra a entretém, a conversar:
— "Mamãe não avisou se vinha.
Se ela vier, mando matar
Uma galinha."


E embalde a Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia...



[Manuel Bandeira]



^^

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sessão pipoca - É preciso Falar




É preciso falar dos amigos
É preciso falar de nós dois
É preciso falar de estar vivo
E do que nos espera depois

É preciso falar de carinho
É preciso falar de calor
E ouvir sua voz na batida
Contando segredos

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar da saudade
É preciso falar da paixão
É preciso falar de ser livre
E querer segurar sua mão

É preciso brindar o destino
É preciso gritar começou
Se jogar nessa dança na vida
Sem medo do escuro

Impossível não falar de amor

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar
A verdade
É preciso falar, hey, hey

Cada vida tem a sua estrada
Acredite no poder das palavras
Diga assim, essa noite vem
Deixa o sol nos levar amor
Deixe os planos, a próxima parada

É preciso falar
É preciso falar...


[Jota Quest]


^^

Quando morrem...



Quando morrem, os cavalos - respiram,
Quando morrem, as ervas - secam,
Quando morrem, os sóis - se apagam,
Quando morrem, os homens - cantam.



[Velimir Khliebnikov]


^^

terça-feira, 14 de junho de 2011

Afinal, o que é Fobia Social???



Caracteriza-se como fobia social o medo persistente de contatos sociais ou de atuações em público, por temer que essas situações resultem embaraçosas.


Leia sobre esse assunto aqui.



^^

As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões




As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões
E muitas transformam-se em árvores cheias de ninhos - digo,
As mulheres - ainda que as casas apresentem os telhados inclinados
Ao peso dos pássaros que se abrigam.

É à janela dos filhos que as mulheres respiram
Sentadas nos degraus olhando para eles e muitas
Transformam-se em escadas

Muitas mulheres transformam-se em paisagens
Em árvores cheias de crianças trepando que se penduram
Nos ramos - no pescoço das mães - ainda que as árvores irradiem
Cheias de rebentos

As mulheres aspiram para dentro
E geram continuamente. Transformam-se em pomares.
Elas arrumam a casa
Elas põem a mesa
Ao redor do coração.



[Daniel Faria - de Homens Que São Como Lugares Mal Situados (1998)]


^^

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Queremos a presença das coisas.



É tão simples, isto: queremos as coisas próximas, íntimas, como as peças de roupa pousadas na cadeira ao nosso lado. Próximo e íntimo, desse mesmo modo, o que nos pertence ainda mais de perto: a evidência viva do mundo. E toda inteira, já agora. Queremos aberta a porta do ser - que há-de ter certamente uma porta. Vendo bem, porque não haveria essa porta? Há, em certos dias, em certos lugares do mundo, uma tão certa harmonia entre a temperatura do corpo e a do ar que quase se perde a noção de entre uma coisa e outra ser a pele uma fronteira.
O ar parece então levemente texturado, suave como algodão em rama. Dir-se-ia que o trazemos vestido. É qualquer coisa como isto, o que queremos. Algo de que esse envolvimento fosse a imagem ou - melhor ainda - simplesmente um caso muito concreto.


[Rosa Maria Martelo]


^^

Primeira Imagem



Numa tarde de sol,
dispôs-se no bordado e a bordar.
É que a luz da varanda era tão forte
que os olhos se detinham,
implodindo.
“Um sonho”, desejara.
E alguém, sorrindo,
Lentamente afastou-se,
monte acima.



[ANA LUÍSA AMARAL, Imagens, Campo das Letras, 2000: 11]


^^

domingo, 12 de junho de 2011

Sessão pipoca - No More Lonely Nights


Eu não posso esperar mais um dia, antes de te ligar
Você pendurou meu coração numa corda
E tudo está balançando
Mas outra noite solitária, pode durar para sempre
E nós só podemos culpar a nós mesmos
É tudo o mesmo para mim, amor
Porque eu sinto, que estou certo

Chega de noites solitárias, chega de noites solitárias
Você é a luz que me guia
Dia ou noite eu sempre estarei lá

Não quero perder a emoção
De estar perto de você
E mesmo que demore alguns anos
Para transformar suas lágrimas em sorrisos
Eu farei o que sentir, que está certo

Chega de noites solitárias, chega de noites solitárias
Você é a luz que me guia
Dia ou noite eu estarei lá

E não vou embora até você me mandar
Não, eu nunca irei embora
É, eu sei, que o que sinto, é certo
Chega de noites solitárias


[Paul McCartney]

^^

Diálogo em alguns Atos - Podemos ter Tudo?

-Podemos ter tudo?
-Não podemos não...

-Podemos aspirar a tudo.

-Mas não conseguimos só porque queremos...

-Eu prefiro passar a vida perto dos pássaros à desperdiçá-la sonhando ter asas.

-É tenho que fazer alguma coisa...

-Então faça. Mas não pense que é a escolha certa, porque isso não existe.

-Eu faço minhas escolhas...

- Eu também faço as minhas...

-Você não é como eu. Talvez você tenha asas... E você quer que a sua vida tenha importância...Que tudo valeu à pena.

-Sim. Eu não quero só fazer o trabalho braçal, apertar parafusos e seguir instruções... como se a vida fosse uma manual a seguir. Quero algo, fazer com que alguma coisa ou alguém seja diferente, por ter acrescentado algo de valor, graças a mim. Isso sim, é fazer valer à pena...



^^

Sabe o que mais gosto quando o dia acaba?



É que amanhã começa tudo de novo...



^^

Tenho amigos santos e loucos



Prostitutas e poetas
Bêbados e drogados aos montes.

Tenho amigos que
não sei que são meus amigos.

Tenho amigos que mentem.
E eu acredito que eles precisem
que eu acredite.
E por que não acreditar?

Tenho amigos que não perdoo os
defeitos que são mais meus do que deles.

Tenho amigos que não
são meus amigos.

Tenho amigos que
deveriam ser amores, e são.

Tenho amigos
que são borboletas.
Suas cores me pintam.

Tenho amigos que não entendo
nada do que eles falam, e
sinto tudo o que eles sentem.

Tenho amigos que brigo.
Por não saber dizer que os amo.

Tenho amigos que são amigos.
Mas não são meus.

Tenho amigos que
são variações da minha
própria existência.

Tenho amigos que são tudo
o que o mundo precisa para
sobreviver.

Tenho amigos que são
o melhor que há em mim.



[Sintia Lira]


^^