Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sábado, 25 de junho de 2011

Debaixo da pele...



envolvemos as memórias, as ideias, a esperança e o desencanto.



[José Luís Peixoto]


^^

Fingimentos poéticos


"Finge tão completamente"



Faz-me falta a tristeza
para o verso:
falta feroz de amante,
ausência provocando dor maior.
Tristeza genuína, original,
a rebentar entranhas e navios
sem mar.
Tristeza redundando em mais
tristeza, desaguando em métrica
de cor.
Recorro-me a jornal, mas é
em vão. A livros russos (largos
e sombrios).
Em provocado rio de depressão,
nem zepellin: balão
a ervas rente.
Um arrastão sonhando-se
navio.
Só se for o que diz o que
deveras sente.
A sério: o Zepellin.
Mas coração:
combóio cuja corda
se partiu.



[Ana Luisa Amaral]

^^

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Na minha Memória:









^^

Quero ignorado, e calmo



Quero ignorado, e calmo
Por ignorado, e próprio
Por calmo, encher meus dias
De não querer mais deles.


Aos que a riqueza toca
O ouro irrita a pele.

Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.

Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada 'spera
Tudo que vem é grato.


[Ricardo Reis]




^^

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedaços de Mim




Eu sou feita de sonhos interrompidos detalhes despercebidos amores mal resolvidos. Sou feita de choros sem ter razão pessoas no coração atos por impulsão. Sinto falta de lugares que não conheci experiências que não vivi momentos que já esqueci. Eu sou amor e carinho constante distraída até o bastante não paro por instante. Já Tive noites mal dormidas perdi pessoas muito queridas cumpri coisas não-prometidas. Muitas vezes eu desisti sem mesmo tentar pensei em fugir para não enfrentar, sorri para não chorar. Eu sinto pelas coisas que não mudei amizades que não cultivei aqueles que eu julguei coisas que eu falei. Tenho saudade de pessoas que fui conhecendo lembranças que fui esquecendo amigos que acabei perdendo...



Mas continuo vivendo e aprendendo.



[Martha Medeiros]




^^

Eu tenho uma espécie de dever,




de dever de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
uma espectadora de mim mesma,
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco,
cenário para viver meu sonho
entre luzes brandas e
músicas...


[Do livro do desassossego - Fernando Pessoa]






^^

Recomendação:




^^

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sessão pipoca - Talking To The Moon




Eu sei que você está em algum lugar lá fora
Em algum lugar longe
Eu quero você de volta
Eu quero você de volta
Meus vizinhos pensam que
Eu sou louco
Mas eles não entendem
Você é tudo que eu tenho
Você é tudo que eu tenho

À noite, quando as estrelas
Iluminam o meu quarto

Me sinto sozinho
Falando com a lua
Tento chegar até você
Na esperança de que você esteja
No outro lado
Falando comigo também
Ou eu sou um tolo
Que fica sentado sozinho
Conversando com a lua

Estou me sentindo como se eu fosse famoso
O assunto da cidade
Eles dizem
Que fiquei louco
É, eu fiquei louco
Mas eles não sabem
O que eu sei

Porque quando o
Sol se põe
Alguém está falando de volta
Yeah, eles estão falando de volta

Você já me ouviu chamando?
Porque toda noite
Eu estou falando com a lua
Ainda tentando chegar até você

Na esperança de que você esteja
No outro lado
Falando comigo também
Ou eu sou um tolo
Que fica sentado sozinho

(...)

Eu sei que você está em algum lugar lá fora
Em algum lugar longe




[Bruno Mars]

^^


Arte de amar



Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus — ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.


Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.


[Manuel Bandeira]



^^

terça-feira, 21 de junho de 2011

Diálogo em alguns Atos - Vou cuidar de mim...




- Me desculpa. Não quis feri-la.


-Sei que a culpa não é sua.


-Então tudo bem?


- Não está tudo bem... Você espalha sofrimento porque não sente nada além disso. Você manipula as pessoas porque não dá conta de manter relações de verdade. A partir de agora vou cuidar de mim.





^^

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Já sofreu algum Trauma Psicológico?



O trauma psicológico é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento. Pressupõe uma experiencia de dor e sofrimento emocional ou físico. Como experiência dolorosa que é, o trauma acarreta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao estresse, envolvendo mudanças físicas no cérebro e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou. Igualmente, pode acarretar depressão, comportamentos obssessivos compulsivos e outras fobias ou transtornos, como o de pânico.

Confira mais aqui.



^^

Orfeu do avesso



De pé sobre o abismo
e não morri:
Canto gregoriano
muito limpo
não me chegou:
o fim
Catedral
sobre o risco,
sobre um azul tão grande
que afundar-me podia
Ao fundo do mais fundo
mergulhei
e não morri:

amei


[Ana Luisa Amaral]


^^

domingo, 19 de junho de 2011

As tuas mãos podem tudo...





Guardo a garganta cheia de sol
escoando luz, libertando ais e suspiros longos...



A falta que tu me fazes é sem limites, um dia dir-te-ei isto.
Palavras para chegar ao silêncio.
Do meio da vergonha, da unidade, guardo a sensibilidade
na boca, lá no fundo -
comichão.
Língua que vai tocar no côncavo, engolir seco.
Agitação da cauda do peixe, um golpe de remo e chuva miudinha
a molhar tolos. Ficamos calmos separados pelos oceanos.
uma escrita seca, óssea.
Uma lama incomoda.
eis aqui!
Comida pelas árvores, a luz pesada do meio da tarde.
- é só o dia de hoje, que bom tê-lo.

[Lidia Martinez]




^^

Sessão pipoca - Sexo Frágil - Um Programa Pequeno Demais Pra Nós Todos











♪"Objeto do desejo, boca aberta A, beijo rouco AI, louco sexo. E o meu ser sem nexo perguntando: MEU DEUS, como? Quando? Onde? Aonde é que você se escondeeee? TATAAAAA TATAAAA tanto de mim. TANTO DE MIM!"♪

[É pra morrer de rir... semana que vem tem mais!]


Danni^^

O último Poema



Assim eu quereria o meu último poema.
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


[Manuel Bandeira]



^^

sábado, 18 de junho de 2011

Suspiro



Eu estou me apaixonando por você
E você só têm que sentir da mesma forma também
Quando você me abraçou noite passada
Deus sabe que era puro, tão puro deleite


Oh, meu coração batendo quer você
E meus braços vazios precisam de você
Não vá, por favor fique
E nunca tente me levar pra longe...


[Joss Stone]


^^

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estranho é o sono que não te devolve



Estranho é o sono que não te devolve.
Como é estrangeiro o sossego
de quem não espera recado.
Essa sombra como é a alma
de quem já só por dentro se ilumina
e surpreende
e por fora é
apenas peso de ser tarde.Como é
amargo não poder guardar-te
em chão mais próximo do coração.



[Daniel Faria - de Explicação das Árvores e de Outros Animais - 1998]


^^

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tudo Sobre a Depressão Clínica




De acordo com especialistas do campo da psiquiatria, a depressão é uma doença mental que muitas vezes é caracterizada por períodos prolongados de tristeza e melancolia. Mas só é porque uma pessoa está triste e não quer pessoas em torno dela, não significa que ele já está a depressão. Mas se este tipo de comportamento, como um sentimento de vazio, perda da auto-estima e absolutamente nenhuma esperança de felicidade dura muito tempo, então, sim, essa pessoa está na verdade deprimida...



^^

O Inútil Luar



É noite. A Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia . . .


Dormem as sombras na alameda
Ao longo do ermo Piabanha.
E dele um ruído vem de seda
Que se amarfanha . . .

No largo, sob os jambolanos,
Procuro a sombra embalsamada.
(Noite, consolo dos humanos!
Sombra sagrada!)

Um velho senta-se ao meu lado.
Medita. Há no seu rosto uma ânsia . . .
Talvez se lembre aqui, coitado!
De sua infância.

Ei-lo que saca de um papel . . .
Dobra-o direito, ajusta as pontas,
E pensativo, a olhar o anel,
Faz umas contas . . .

Com outro moço que se cala,
Fala um de compleição raquítica.
Presto atenção ao que ele fala:
— É de política.

Adiante uma senhora magra,
Em ampla charpa que a modela,
Lembra uma estátua de Tanagra.
E, junto dela,

Outra a entretém, a conversar:
— "Mamãe não avisou se vinha.
Se ela vier, mando matar
Uma galinha."


E embalde a Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia...



[Manuel Bandeira]



^^

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sessão pipoca - É preciso Falar




É preciso falar dos amigos
É preciso falar de nós dois
É preciso falar de estar vivo
E do que nos espera depois

É preciso falar de carinho
É preciso falar de calor
E ouvir sua voz na batida
Contando segredos

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar da saudade
É preciso falar da paixão
É preciso falar de ser livre
E querer segurar sua mão

É preciso brindar o destino
É preciso gritar começou
Se jogar nessa dança na vida
Sem medo do escuro

Impossível não falar de amor

É preciso falar
É preciso falar, hey, hey

É preciso falar
A verdade
É preciso falar, hey, hey

Cada vida tem a sua estrada
Acredite no poder das palavras
Diga assim, essa noite vem
Deixa o sol nos levar amor
Deixe os planos, a próxima parada

É preciso falar
É preciso falar...


[Jota Quest]


^^