Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sábado, 4 de junho de 2011

Grandes e Pequenas Mulheres




Há mulheres de todos os gêneros. Histéricas, batalhadoras, frescas, profissionais, chatas, inteligentes, gostosas, parasitas, sensacionais. Mulheres de origens diversas, de idades várias, mulheres de posses ou de grana curta. Mulheres de tudo quanto é jeito. Mas se eu fosse homem prestaria atenção apenas num quesito: se a mulher é do tipo que puxa pra cima ou se é do tipo que empurra pra baixo.

Dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. Meia-verdade. Ele pode ser grande estando sozinho também. Mas com uma mulher xarope ele não vai chegar a lugar algum.

Mulher que puxa pra cima é mulher que aposta nas decisões do cara, que não fica telefonando pro escritório toda hora, que tem a profissão dela, que o apóia quando ele diz que vai pedir demissão por questões éticas e que confia que vai dar tudo certo.

Mulher que empurra pra baixo é a que põe minhoca na cabeça dele sobre os seus colegas, a que tem acessos de carência bem na hora que ele tem que entrar numa reunião, a que não avaliza nenhuma mudança que ele propõe, a que quer manter tudo como está.

Mulher que puxa pra cima é a que dá uns toques na hora de ele se vestir, a que não perturba com questões menores, a que incentiva o marido a procurar os amigos, a que separa matérias de revista que possam interessá-lo, a que indica livros, a que faz amor com vontade.

Mulher que empurra pra baixo é a que reclama do salário dele, a que não acredita que ele tenha taco pra assumir uma promoção, a que acha que viajar é despesa e não investimento, a que tem ciúmes da secretária.

Mulher que puxa pra cima é a que dá conselhos e não palpite, a que acompanha nas festas e nas roubadas, a que tem bom humor.

Mulher que empurra pra baixo é a que debocha dos defeitos dele em rodinhas de amigos e que não acredita que ele vá mais longe do que já foi.

Se por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, então vale o inverso também: por trás de um pequeno homem talvez exista uma mulher pequena.




[Martha Medeiros]





^^

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Não, não sou eu,



é alguém mais que sofre.
Eu não teria podido. Panos negros de lã cubram
O que se passou,
E levem embora os lampiões...
.............................Noite.





[Arte: Nathan Altman - Portrait of Anna Akhmatova]


^^

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Eu apresento a página branca.



Contra:

Burocratas travestidos de poetas
Sem-graças travestidos de sérios
Anões travestidos de crianças
Complacentes travestidos de justos
Jingles travestidos de rock
Estórias travestidas de cinema
Chatos travestidos de coitados
Passivos travestidos de pacatos
Medo travestido de senso
Censores travestidos de sensores
Palavras travestidas de sentido
Palavras caladas travestidas de silêncio
Obscuros travestidos de complexos
Bois travestidos de touros
Fraquezas travestidas de virtudes
Bagaços travestidos de polpa
Bagos travestidos de cérebros
Celas travestidas de lares
Paisanas travestidos de drogados
Lobos travestidos de cordeiros
Pedantes travestidos de cultos
Egos travestidos de eros
Lerdos travestidos de zen
Burrice travestida de citações
água travestida de chuva
aquário travestido de tevê
água travestida de vinho
água solta apagando o afago do fogo
água mole sem pedra dura
água parada onde estagnam os impulsos
água que turva as lentes e enferruja as lâminas
água morna do bom gosto, do bom senso e das boas intenções
insípida, amorfa, inodora, incolor
água que o comerciante esperto coloca na garrafa para diluir o whisky
água onde não há seca
água onde não há sede
água em abundância
água em excesso
água em palavras.

Eu apresento a página branca.
A árvore sem sementes.
O vidro sem nada na frente.
Contra a água.



[Arnaldo Antunes]


^^

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vamos Fugir




Vamos fugir!
Deste lugar
Baby!
Vamos fugir
Tô cansado de esperar
Que você me carregue...

Vamos fugir!
Pr'outro lugar
Baby!
Vamos fugir
Pr'onde quer que você vá
Que você me carregue...

Pois diga que irá
Irajá, Irajá
Prá onde eu só veja você
Você veja a mim só
Marajó, Marajó
Qualquer outro lugar comum
Outro lugar qualquer...
Guaporé, Guaporé
Qualquer outro lugar ao sol
Outro lugar ao sul
Céu azul, Céu azul
Onde haja só meu corpo nu
Junto ao seu corpo nu...


[Composição: Arnolpho Lima Filho / Gilberto Gil]


^^

Sessão pipoca - Noites de um verão qualquer



Noites de um verão qualquer
Eu me sufoco nesse ar
O corpo venta em preto
O chão devora o espaço ocular

Noites de um verão qualquer
Deixa que ela entenda o traço
Que invente a fuga por nós dois
Que sou seus pés, eu sou também seus braços

Noites de um verão qualquer
Dentro da febre desse abraço
Satélite voltou do céu
Eu sou o resto, sou também o aço

Noites de um verão qualquer
Sob sua pele encontrei abrigo
Pra gente se devorar
Na órbita do seu umbigo

Seguem infinitos metros
Pra perto desse abraço
Eu tento respirar
Desdar o nó que aperta esse laço

Noites de um verão qualquer
Deixa que ela entenda o traço
Que invente a fuga por nós dois
Que sou seus pés, eu sou também seus braços



[Skank - Composição: Samuel Rosa / César Maurício]


^^

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Poetas Místicos são Filósofos Doentes,

E os filósofos são homens doidos.
Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem
E dizem que as pedras têm alma
E que os rios têm êxtases ao luar.


Mas as flores, se sentissem, não eram flores,
Eram gente;
E se as pedras tivessem alma, eram coisas vivas, não eram pedras;
E se os rios tivessem êxtases ao luar,
Os rios seriam homens doentes.

[Alberto Caeiro]





^^

domingo, 29 de maio de 2011

Sessão pipoca - Sexo Frágil - Hoje é dia de Jogo









Muito bom! Esta série me faz "mimijar" de rir!

^^

A Brincadeira criativa com um ensaio para o simbolizar


"...Pode-se dizer que na brincadeira criativa a simbolização se faz presente. Desta forma, a criatividade estaria ligada à possibilidade do sujeito ser capaz de brincar com os próprios desejos insatisfeitos."

Leia tudo neste blog aqui.



^^

$ Cara




Jamais foi tão escuro
No país do futuro
E da televisão

E nesse labirinto
O que eu sinto eu sinto
E chamam de paixão

E me apaixonam questões ardentes
Que nem consigo assim de repente expor...

Mas entre elas há coisas raras
Que são belezas, loucuras, taras
De amor


Entre bilhões de humanos
E siderais enganos
Eu quero é te abraçar


[Composição: Marina Lima/Antonio Cicero]








^^

Aos Poetas Russos





Áh, a poesia russa e seus poetas
com seus semblantes de ferro.
Agora minha mente está cheia de vermelho e marron,
nucleares usinas, tanques e rostos de Lenin e de Stalin
Meus ouvidos ardem de medo ao sons de coturnos em marcha
marcando a neve e o barro.
Minha alma esqueceu dos serrados, dos céus estrelados e dos
jardins tropicais.
Ela quer marchar pelas planícies brancas e pelos montes Urais.
Marchar com a poesia talhada em aço e ferro
Ternura escondida sob as fardas
e sob os capacetes, nas trincheiras.
Discípulos de Maiakoviski
que aprendi a amar nos idos
anos sessenta

A poesia venceu a Ideologia
A guerra quente
A guerra fria
O império, os invernos e o Kremlin

Mas e a solidão ?
A nostalgia do que poderiam
ter sido.

Existem novos inimigos agora
O fast food, global brands, os falsos profetas
Milhões de crianças e mães tombam de fome
todo dia na África
A estratégia de exterminio agora é outra,
Os campos de concentração não tem cercas
O arame farpado rasga é por dentro
O ditador não tem nome, nem rosto

E já entrou por certo em seus jardins
e pisoteou suas flores.

Mais do que nunca soldados das palavras
Saquem suas penas
e lutem como jamais lutaram
Por uma Camelot pra todos

" You may say I am a dreamer
but I am not the only one"*
(*J.Lennon)


[Grácio Reis - Publicado no Recanto das Letras em 10/06/2008]



^^

sábado, 28 de maio de 2011

Escrever é esquecer...



A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.


[Fernando Pessoa]


^^

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escolhas



"Todo mundo tem uma escolha na vida:
você pode aborda-la como criador ou critico,
amoroso ou rancoroso,
doador ou tomador"


[Autor desconhecido]


^^

Amores Imperfeitos



Não precisa me lembrar
Não vou fugir de nada
Sinto muito se não fui feito um sonho seu
Mas sempre fica alguma coisa
Alguma roupa pra buscar
Eu posso afastar a mesa
Quando você precisar

Sei que amores imperfeitos
São as flores da estação

Eu não quero ver você
Passar a noite em claro
Sinto muito se não fui seu mais raro amor
E quando o dia terminar
E quando o sol se inclinar
Eu posso por uma toalha
E te servir o jantar

Sei que amores imperfeitos
São as flores da estação

Mentira se eu disser
Que não penso mais em você
E quantas páginas o amor já mereceu
Os filósofos não dizem nada
Que eu não possa dizer
Quantos versos sobre nós eu já guardei
Deixa a luz daquela sala acesa
E me peça pra voltar



[Skank - Composição: Samuel Rosa - Chico Amaral]


^^

Transferência e Contratransferência - em três abordagens:



Tendo a oportunidade de discutir as três abordagens: Psicanalítica, Analítica Junguiana e Gestalt-terapia, dentro dos conceitos de transferência e contratransferência, podemos perceber que elas são ao mesmo tempo semelhantes e antagônicas.



Confira aqui.


^^

E o Tempo... O tempo não existe?



- O tempo existe, sim, e devora.


^^

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sessão pipoca - Até o Fim



Não vim até aqui
Pra desistir agora
Entendo você
Se você quiser ir embora
Não vai ser a primeira vez
Nas últimas 24 horas
Mas eu não vim até aqui
Pra desistir agora

Minhas raízes estão no ar
Minha casa é qualquer lugar
Se depender de mim
Eu vou até o fim
Voando sem instrumentos
Ao sabor do vento
Se depender de mim
Eu vou até o fim

Eu não vim até aqui
Pra desistir agora
Entendo você
Se você quiser
Ir embora
Não vai ser a primeira vez
Em menos de 24 horas

A ilha não se curva
Noite adentro
Vida afora
Toda a vida
O dia inteiro
Não seria exagero
Se depender de mim
Eu vou até o fim

Cada célula
Todo fio de cabelo
Falando assim
Parece exagero
Mas se depender de mim
Eu vou até fim

Não vim até aqui pra desistir agora
Não vim até aqui pra desistir agora

[Composição: Humberto Gessinger]


^^

Dance bem



^^

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma maior solidão



Lentamente se aproxima
Do meu triste coração.
Enevoa-se-me o ser
Como um olhar a cegar,
A cegar, a escurecer.

Jazo-me sem nexo, ou fim...
Tanto nada quis de nada,
Que hoje nada o quer de mim.


[Fernando Pessoa, 23-10-1931]


^^

Dedução



Não acabarão nunca com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente



[Vladimir Maiakóvski]


^^

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cansa ser, sentir dói, pensar destruir.



Alheia a nós, em nós e fora,
Rui a hora, e tudo nela rui.
Inutilmente a alma o chora.
De que serve ? O que é que tem que servir ?
Pálido esboço leve
Do sol de inverno sobre meu leito a sorrir...
Vago sussuro breve.

Das pequenas vozes com que a manhã acorda,
Da fútil promessa do dia,
Morta ao nascer, na 'sperança longínqua e absurda
Em que a alma se fia.


[Fernando Pessoa]


^^