Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um breve estudo sobre a técnica a partir do caso do Homem dos Ratos.



De todos os casos publicados de Freud, é o Homem dos ratos que apresenta a melhor, talvez a mais genuína, concordância terapêutica entre a narrativa e o tratamento. Confira AQUI.



^^

Ah, e dizer que isto vai acabar



...que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.


[Clarice Lispector - in "Onde estivestes de noite" - 7ª Ed.]



^^

domingo, 22 de maio de 2011

Sessão pipoca - Bailamos



Esta noite dançamos
Te dou toda a minha vida...

Esta noite dançamos
Deixo minha vida em suas mãos
Deitamos no chão
Nada mais é proibido
Não deixe o mundo entrar
Não deixe um momento passar despercebido
Nada pode nos parar

Dançamos...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero, meu amor
Te quero

Esta noite, sou seu
Podemos fazer acontecer, tenho certeza
Agora estou partindo
Há uma coisas que eu acho que você deveria saber
Não estou te abandonando
Dançaremos a noite toda
Quero tocar as estrelas

Dançamos...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero meu amor
Dançamos...
Vou viver essa noite pra sempre

Dançamos...
Te quero meu amor
Te quero
Essa noite nós dançamos
Como se não houvesse amanhã
Se você ficar comigo
Te quero, meu amor...
Fica comigo...
Esta noche bailamos...
Esta noite dançamos...

Dançamos
...
Deixe o ritmo penetrar em você
Dançamos...
Te quero meu amor
Dançamos...
Vou viver essa noite pra sempre

Dançamos
Te quero meu amor
Como te quero!
Como te quero!
Como te quero!
Como te quero!




[Composição: Paul Barry / Mrk Taylor]


^^

É sem dúvida em dias de maior paixão




que pelo coração se chega à pele.




[Luís Miguel Nava]


^^

sábado, 21 de maio de 2011

Onde?



^^

Realidade?


^^

Os ladrões vivem nas águas furtadas?



O peito do pé usa soutien?

Em que carpintaria funciona
a Serra da Estrela?

Quando se come um prego, fica-se com ferrugem na barriga?

Em que mês aparecem
andorinhas no céu da boca?

O Sumo Pontífice é feito
de que sumo?

Em que guerra foi usado
o peixe espada?


[Luísa Ducla Soares]




^^

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meus dois Amores




Sou "enamorada" de poesias, versos e contos; desde o 2º grau, quando me deparei com a literatura brasileira e seus poetas diversos. Porém, na faculdade de letras, eu pude conhecer à fundo o universo mágico e contagiante das literaturas brasileira, portuguesa, espanhola e hispanoamericano. Estudei com mestres, como: Dona Ruth, Dona Thereza, Joel Melo, e Selminha Solange (Saudades desta época...), que me ensinaram como ninguém os encantos do universo literário.


~


Eu sei que não sei escrever coisas bonitas e que as minhas palavras nunca têm pontinhos de magia ou de artista, mas sei reconhecer, apreciar e me emocionar como ninguém; quando me deparo de frente com palavras que tocam fundo minha alma. Que fazem meu coração disparar, e ficar muitas vezes sem ar, com lágrimas nos olhos e sorriso no rosto...


Por isso, estarei sempre aqui, para dividir esses momentos com todos que admiram, assim como eu, o mundo literário.


~


Entretanto, tenho que confessar que tenho um outro amor: A Psicologia.

Ainda estou no começo de "namoro", (7º período) mas tenho certeza que essa relação será tão intensa quanto a primeira


~


Esse mundo Ψ é tão envolvente e sedutor, que às vezes chego a pensar que não conseguiria viver sem ele. E o mais impressionante é que eu consigo muito bem manter esses dois relacionamentos numa boa, sem conflito e confusão. Porque um completa o outro.


~


Sabem e reconhecem seus devidos lugares no meu coração.

Sabem que eles só acrescentam virtudes e perfumam minha essência.

Sabem que eles são meu Sol e minha Lua

dentro de mim.




Obs.: Sempre que puder dividirei com vocês alguns textos "psicológicos" aqui, neste novo espaço - A Liberdade que me Prende.






^^

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aprendendo com os erros





'Na vida não precisamos acertar sempre,
Mas a cada dia errar menos.
E é necessário que a cada erro,
Aprendamos o máximo possível.
Para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis,
Das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.
Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam,
Nos trazem lembranças que fazem sofrer,
E que preferimos esquecer.
Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las
Para a cada dia errarmos menos e acertramos mais.
Porque a vida é assim, cheia de surpresa
E precisamos aprender a conviver com ela.
Caso contrário, não conseguiremos ser alguém,
E certamente não estamos aqui por acaso,
Sem razão, á toa, sem um objetivo à conquistar.
Estamos em busca de um espaço,
Para deixarmos de ser mais um neste mundo.
Por isso temos obrigação de aprender
A viver e conviver com a realidade.
Tendo consciência de que em nossas mãos
Está o nosso futuro.
Dependendo principalmente do que somos no presente,
O que seremos neste futuro bem próximo.
Precisamos ter em mente algo muito importante:
Que devemos ser sempre nós mesmos,
Respeitando ao nosso próximo como a si próprio.
Quando vermos que isto está acontecendo,
Então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências.
E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento.
Ou seja, que deixamos de ser crianças
E passamos a ser adultos,
Não no físico e sim no mental.'



^^

segunda-feira, 16 de maio de 2011

É assim que eu gosto...



^^

Delícias

Mil e uma noites
De recordes mundiais
Profissionais, transcendentais
Improvisados, propositais


Mil e uma noites

Contando segredos

Não temos corpo perfeito

Sabemos usá-lo bem...






Delícias previsíveis


garantias manuais


um degrau acima dos prazeres normais...


Delíciais!


.



^^

domingo, 15 de maio de 2011

Leia o texto abaixo e depois leia de baixo para cima



Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...



[Clarice Lispector]


^^

sábado, 14 de maio de 2011

Estou indo...




Vou contar estrelas para outro Céu...




Até sempre!!!



^^

Fantasias

Já nos imaginamos de tantas maneiras
Em tantos lugares
Com tantas pessoas
E no entanto estamos só nós dois
Inventando histórias pra nos divertir

Será que isso é o bastante
Ou é apenas ou primeiro passo?

Agora eu tou sozinha no banheiro
Fechando tampas de remédio
Imaginando situaçãoes
Imaginando, imaginando

Será que isso é o bastante
Ou é apenas o primeiro passo?

F-a-n-t-a-s-i-a-s

Já estivemos juntos em tantos lugares
Difíceis de se imaginar
E no entanto eu só queria
Nós dois, uma cama e nada mais...






[Composição : Paula Toller/ George Israel]



^^

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Combinação



Vamos fazer um trato, uma combinação?
De que forma, de que jeito, agora vamos viver
Sem claustrofobia, sem tristeza e dor
Um profundo, intenso, leve e provisório amor

No tempo de um abraço
Aceito sua proposta
Você me leva à loucura
Falando ao meu ouvido
No meio da rua

Vamos fazer um trato, uma combinação?
Que palavras precisamos agora nos dizer?
Com calma, gentileza e satisfação
Novos planos e projetos vamos escrever

No tempo de um abraço
Você é outra pessoa
Esqueço os nossos conflitos
E posso levantar da cama
Todos os dias

Vamos cantar e viver

Dá pra imaginar por que eu estou aqui?
A verdade de repente tomou conta de mim
Minha defesa agora quero apresentar
Admito simplesmente que [não] me arrependi...


[Composição: Paula Toller / George Israel / Lui Farias]


^^

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Baixa Pressão




Cabeça quase nos pés e nuvens
Nenhuma chuva
São quase quarenta e dois à sombra
Nenhuma brisa
Inferno e fogo na luz do dia
Não faço idéia em que ano estamos
Aqui todo verão é igual
De novo esqueci seu nome
Acho que isso não é normal
Estou pedindo perdão
Pela umidade e a pressão
Já não raciocino nem respiro mais

Em tudo que você disser
Eu vou acreditar
E se você não me quiser
Tanto faz
Sou capaz de acostumar
Algum crime sem defesa
Com certeza eu cometi
Tenho a alma derretida
Documento já perdi...


[Composição: George Israel / Paula Toller]


^^

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vida Real

Cai a noite sobre a minha indecisão
Sobrevoa o inferno minha timidez
Um telefonema bastaria
Passaria a limpo a vida inteira
Cai a noite sem explicação
Sem fazer a ligação

Esperei chegar a hora certa
Por acreditar que ela viria
Deixei no ar a porta aberta
No final de cada dia
Cai a noite doce escuridão
De madura(?) vai ao chão

Ah...vida real!
Como é que eu troco de canal?





[Composição: Humberto Gessinger]


^^