Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sob O Sol


Sob as nossas cabeças o Sol
Sob as nossas cabeças a Luz
Sob as nossas mãos a criação
Sob tudo o que mais for do coração.

Luz da fé que guia os fiéis
Pelo deserto sem água e sem pão
Faz de pedras o rio brotar
Faz do céu chover forte humanar.

Quebra o vaso de barro do teu coração
O melhor vinho do teu amor
Pois quer além que ele se perca no chão
E floresça o deserto ao seus pés.

Regando as areias
Regando, regando-se as luzes do éden das flores
Na terra dos homens, do circo, dos anjos guardiões
Implacáveis do céu.

Dançamos a dança da vida
No palco do tempo
Teatro de Deus
As cores santa dos sonhos
Dos frutos da mente
São meus e são teus.

Nossos segredos guardados
Enfim revelados
Luz sob o Sol
Segredos de Deus tão guardados
Enfim revelados
Luz sobre o Sol


[Sagrado Coração Da Terra]


^^

O piano de cauda das estrelas
tem raízes na música dos lagos.
Amar é a arte da música
num corpo moribundo. Morre-se
de um pequeno átomo de ansiedade e isso
é uma regra do jogo;
só assim a morte andará descalça como
uma violeta pelos jardins da noite; só assim
nos restará a morte antes do fim.
O fruto do coração é pouco, semelhante à mágoa.
Olhar é uma página. Percorre-a a consciência de quando
não acontece nada. É preciso duvidar semeando limites
para ser-se ilimitado
-- eis quando será legítimo enganar
os deuses. Maior que a montanha é
a gota de orvalho; maior que o sol é o movimento
da sombra. Os pássaros
não acontecem: vivem-se. É tarde
para inscrever o discurso da alegria
nas estruturas do ar?



[Joaquim Pessoa]


^^

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Malditos Cromossomos


Todas as características
Explícitas ou escondidas
Físicas, psíquicas
Genética ou adquirida
Raiva competitiva
Apatia desmedida
Ângulo fora do esquadro
Objeto fálico

Ah! Malditos cromossomos!

Teoria Darwinista
O fruto, o meio e a iniciativa
Livre-arbítrio ou prisão
Genealogia da exclusão
tanta coisa já contida
E o exemplo ao longo da vida
Espécie de bagagem
Um dia sempre pesa na viagem

Ah! malditos cromossomos!

De onde veio a cor
Ou angústia que mora aqui
No filho eu vejo o pai também
Ninguém pode evitar

Todas as características
Explícitas ou escondidas
Físicas, psíquicas
Genética ou adquirida

Ah! malditos cromossomos!


[Composição: Pitty]


^^

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Até Você Passar


O que a gente vai fazer com essa paixão
Distraído coração
Eu fiz festa pra esse amor a noite inteira
E amanhece a ilusão.

Nada, sombra e silêncio
Hoje eu vou ficar aqui até você passar.

O que a gente vai fazer com essa paixão
Distraída solidão
Que passeia em frente a minha lua cheia
Sem deixar sombras no chão.

Nada, sombra e silêncio
Eu não vou sair daqui até você passar.

Nenhum sinal, nenhum recado
Hoje é melhor deixar o amor fora do ar
Tudo acontece, eu sei
Tudo se entende
E de repente tudo volta pro lugar.


[Composição: Greice Ive/Dudu Falcão/Marco Brito]


^^

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Espectros que vêm das estrelas


Na noite vidro, um brilho de fósforo: azul.
Ouvi dizer que as estrelas são as moradas dos mortos,
irradiam assim alguma possibilidade?


[Alexandre Vargas]


^^

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Olho uma flor, recorda-me de ti.
Apetece-me colhê-la, mas não o faço.
Quando quero estar contigo, visito-te no meu jardim.


[Luís Ene]



^^

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Quem fala do amor? Eu tenho frio
e quero ser Dezembro

Quero chegar a um bosque apenas sensível,
até à maquinaria do coração sem saldo.
Eu quero ser Dezembro

Dormir,
na noite sem vida,
na vida sem sonhos,
nos tranquilizados sonhos que desaguam,
no rio do esquecimento.


Há cidades que são fotografias
nocturnas de cidades.
Eu quero ser Dezembro.

Para viver ao norte de um amor que aconteceu
debaixo do beijo sem lábios
de já há muito tempo,
eu quero ser Dezembro.

Como o cadáver branco dos rios,
como os minerais do Inverno.
Eu quero ser Dezembro


[Luis García Montero]
^^

domingo, 6 de fevereiro de 2011

no princípio era...


...não dormia sem o escuro absoluto, doíam-lhe os olhos de ter visto cidades, de ter esquecido gente, do frio do vidro nas palavras. Demorava tanto a entender o mundo que agora não dormia de muita luz que as coisas tinham antes sequer de serem suas. Trabalhava-se tanto nesse lugar onde vivia com outros como ela que às vezes pensava: tão estranho nascer (quer dizer, nascer mesmo, estar aqui) para o dia passado com estranhos.
E por isso, no princípio, não dormia sem procurar o amor, sem beijar na testa a noite que acabava serena e exausta como a noite.

No princípio era.
Depois esvaziou-se com cuidado.


[Filipa Leal]
^^

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sessão pipoca - Sale el Sol



Essas semanas sem te ver
Pareceram anos
Tanto eu quis te beijar
Que me doem os lábios
Olha o que o medo nos fez
Cometer idiotices
Nos deixou surdos e cegos
Tantas vezes

E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
Quando menos você pensa sai o sol

Chorei para você até extremo
Do que era possível
Quando eu acreditei que era invencível
Não há mal que dure cem anos
Nem corpo que aguente
E o melhor sempre espera adiante

E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois
Quando menos você pensa sai o sol
Quando menos você pensa sai o sol

E um dia depois da tempestade
Quando menos você pensa sai o sol
De tanto somar perde a conta
Porque um e um nem sempre são dois

E um dia depois, e um dia depois
Sai o sol


[Shakira]


^^

Hoje




Hoje és todas as coisas que deixaste para trás – uma casa abandonada de janelas estripadas – és todas as coisas que me prometeste e esqueceste.


[Alice Turvo]


^^

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Gente Merece Ser Feliz


Tudo que eu fiz
Foi ouvir o que o meu peito diz:
"Que apesar de toda magoa
Vale a pena toda luta
Para ser feliz"
Tudo que eu fiz foi seguir a mesma diretriz
Confiando e acreditando
Que na vida todo mundo pode ser feliz
É preciso crer no coração
Porque se não
Não tem razão de se viver
E eu quero ver
Nascer um tempo bom
Meu peito diz:
"Coracao da gente é igual pais"
Não deu certo uma mudanca, você muda de esperança

Porque a gente merece ser feliz


[Composição: Ivan Lins / Paulo Cesar Pinheiro]


^^

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As lentas nuvens


As lentas nuvens fazem sono,
O céu azul faz bom dormir.
Bóio, num íntimo abandono,
À tona de me não sentir.

E é suave, como um correr de água,
O sentir que não sou alguém,
Não sou capaz de peso ou mágoa.
Minha alma é aquilo que não tem.

Que bom, à margem do ribeiro

Saber que é ele que vai indo...
E só em sono eu vou primeiro.
E só em sonho eu vou seguindo.


[Fernando Pessoa]
^^

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Paixão Passione


Paixão
Estopim aceso
Ai meu Deus
Que medo
Dele se apagar
Paixão
Minha adrenalina
Arde na retina
Quase a me cegar

Paixão
Faca de dois gumes
Preso por ciúmes
Livre pra voar
Paixão
Vale até mentira
Mas ninguém me tira
Meu enfeitiçar

Paixão
Indomável coração
Razão porque canto
Esta canção
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar

Passione
Nuostro vuolo checo (?)
È iluminnato (?)
Siemi solo a te (?)

Paixão
À primeira vista
Sentimento arrisca
Morre pra viver
Paixão
É minha tortura
É loucura e cura
Minha guerra e paz
Paixão
Meu certo e errado
Seguem bem casados
Parecem iguais

Paixão
Indomável coração
Razão porque canto
Esta canção
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar

Paixão
Passione
Passione


[Composição: Ivan Lins]


^^

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vidas Inteiras


Não seja por isso
Eu não tenho pressa
Eu posso esperar vidas inteiras
Mas tenha certeza de que lhe interessa
Deixar escapar o ouro do agora
Para que não seja numa tarde dessas
Tarde demais


[Célia]


^^

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Indecisão


Leves sulcos na dureza da pele. Talvez palavras.
Sob as pedras negras jazem palavras. Possuem a intensidade da luz de uma estrela morta há milhões de anos.
Fica sempre qualquer coisa por dizer. Por fazer. E nunca sei a diferença entre uma outra indecisão.

[Carlos Alberto Machado]


^^

Canção de novela


Toalha molhada
Lâmpada acesa
Cidade parada
Tudo é você

Vento na saia
TV ligada
Espelho d'água
Tudo é você

Sol na janela
Canção de novela
Já passa da hora
E eu preciso
Do seu beijo agora

A luz na cozinha
Toda azulejada
Madrugada afora
Tudo é você

Nuvem de chuva
Guitarra plugada
Noite estrelada
Onda que quebra

Sol na janela
canção de novela
Já passa da hora
E eu preciso
Do seu beijo agora


[Composição: Adriana Calcanhotto]


^^

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sabes mentir


Sabes mentir
Hoje eu sei que tu sabes sentir
Um falso amor
Abrigaste em meu coração

Sempre a iludir
Tu falavas com tanto ardor
Dessa paixão
Que dizias sentir

Mas tudo agora acabou
Para mim terminou a ilusão
Hoje esse amor já findou
E afinal para que amar


[Composição: Othon Russo]


^^

sábado, 29 de janeiro de 2011

Soneto inglês


Como o silêncio do punhal num peito,
O silêncio do sangue a converter
Em fio breve o coração desfeito
Que nas pedras acaba de morrer,

Vive em mim o teu nome, tão perfeito
Que mais ninguém o pode conhecer!
É a morte que vivo e não aceito;
É a vida que espero não perder.

Viver a vida e não viver a morte;
Procurar noutros olhos a medida,
Vencer o tempo, dominar a sorte,

Atraiçoar a morte com a vida!
Depois morrer de coração aberto
E no sangue o teu nome já liberto...


[Alexandre O´Neill - Poesias Completas -1951/1981]



^^

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estranho



Então para os outros sou aquele estranho que surpreendi no espelho: sou ele e não eu, tal como me conheço! Sou aquele estranho que, à primeira vista, não reconheci. Aquele estranho que não posso ver viver a não ser assim, num instante inesperado. Um estranho que só os outros podem ver e conhecer.


[Luigi Pirandello]


^^

Aquilo que dá no coração


Aquilo que dá no coração
E nos joga nessa sinuca
Que faz perder o ar e a razão
E arrepia o pêlo da nuca
Aquilo reage em cadeia
Incendeia o corpo inteiro
Faísca, risca, trisca, arrodeia
Dispara o rito certeiro

Avassalador
Chega sem avisar
Toma de assalto, atropela
Vela de incendiar
Arrebatador
Vem de qualquer lugar
Chega, nem pede licença
Avança sem ponderar

Aquilo bate, ilumina
Invade a retina
Retém no olhar
O lance que laça na hora
Aqui e agora,
Futuro não há
Aquilo se pega de jeito
Te dá um sacode
Pra lá de além
O mundo muda, estremece
O caos acontece
Não poupa ninguém

Avassalador
Chega sem avisar
Toma de assalto, atropela
Vela de incendiar
Arrebatador
Vem de qualquer lugar
Chega, nem pede licença
Avança sem ponderar


[Lenine]
^^