Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sábado, 24 de julho de 2010

Tenho te amado tanto e de tal jeito
Como se a terra fosse um céu em brasa.
Abrasa assim de amor todo meu peito
Como se a vida fosse vôo e asa

Iniciação e fim. Amo-te ausente
Porque é de ausência o amor que se pressente.
E se é que este arder há de ser sempre
Hei de morrer de amor nascendo em mim.

Que mistério tão grande se aproxima
Deste poeta irreal e sem magia?

De onde vem este sopro que me anima
A olhar as coisas com o olhar que as cria?

Atormenta-me a vida de poesia
De amor e medo e de infinita espera.
E se é que te amo mais do que devia
Não sei o que se deva amar na terra.

[Hilda Hilst]


^^

Sessão pipoca - Save A Prayer




Você me viu estar pela muro,
De canto em uma rua principal
E as luzes estão piscando no peitoril da sua janela
Ficar sozinho não é muito divertido,
Pra você que está procurando a emoção
E você sabe apenas o que lhe necessita e aonde vai

Não faça uma oração para mim agora,
Exceto até a manhã do dia seguinte
O Não, Não diga uma oração para mim agora,
Exceto até a manhã seguinte

Sinta a brisa profundamente no interior,
Olhe para baixo e se veja no poço
Se você puder, você verá o mundo todo em chamas.
Examine uma possibilidade
(como todos os sonhos não podem encontrar uma outra maneira)
Você não tem sempre que sonhar, viva apenas este dia.

Olhando a bonita estrada,
Tente prender as inundações que enchem minha pele
Não me pergunte porque eu manterei minha promessa,
Eu derreterei o gelo

E você quis dançar assim que eu pedi que você dançasse
Mas o medo está em sua alma
Alguns povos chamam isso de uma noite de descanso
Mas nós podemos chamá-lo de paraíso.

Não diga uma oração para mim agora,
Exceto até a manhã seguinte
O Não, Não diga uma oração para mim agora,
Exceto até a manhã do dia seguinte
Exceto após esta manhã,
Exceto a manhã seguinte

[Composição: Duran Duran]


^^

Foi só um flirt
e sabias, claro -
alguém foi ferido
há muito tempo.

Mas nada mudou
o tempo passou -
um dia chegaste
um dia morrerás.

Alguém morreu
há muito tempo -
alguém que queria
mas não sabia.


[Cesare Pavese]


^^

Amei-te como na vida se ama uma só vez;
e todos os afectos que dividi depois eram
apenas cinzas que evocavam o brilho dessa
imensa chama. Troquei suspiros e beijos

Com muitas outras bocas quando, na minha,
o travo da solidão era uma amarga desculpa
para repartir o pouco que não tinha; mas

Em nenhuma quis morder fruto mais
suculento que o silêncio nem permiti que
pousasse sequer o meu nome verdadeiro -
que só nos teus lábios era graça e canção

E eco de loucura. Foi o meu corpo tão vão
naqueles que o cingiram que me faria velha
a tentar recordar-lhes os gestos hesitantes,
as convulsões da pressa e os veios de sal que
descreviam no litoral da pele o aviso de uma
paisagem interior abandonada. Mas de nada

Me serviu amar-te assim - pois, ao dizer-te o
que não pude ser longe de ti, digo-te o que sou
e isso há-de guardar-te para sempre de voltares.


[Maria do Rosário Pedreira]
^^

Não tinhas
nome. Existias
como um eco
do silêncio. Eras
talvez
uma pergunta
do vento.

[Albano Martins]


^^

Os amantes se amam cruelmente
e com se amarem tanto não se vêem.
Um se beija no outro, refletido.
Dois amantes que são? Dois inimigos.

Amantes são meninos estragados
pelo mimo de amar: e não percebem
quanto se pulverizam no enlaçar-se,
e como o que era mundo volve a nada.

Nada, ninguém. Amor, puro fantasma
que os passeia de leve, assim a cobra
se imprime na lembrança de seu trilho.

E eles quedam mordidos para sempre.
Deixaram de existir mas o existido
continua a doer eternamente.

[Carlos Drummond de Andrade]
^^

A memória é quase a mesma coisa que o arrependimento. Só recordamos o que não vivemos plenamente.


[Dulce Maria Cardoso]


^^

Está-se sempre, sempre, sempre a chegar. Ao segundo seguinte, ao desejo seguinte, ao olhar seguinte, ao medo seguinte, ao ruído seguinte, ao pensamento seguinte. Ao destino.


[Dulce Maria Cardoso]


^^

Como se fossemos restos de histórias
num ensaio geral de solidões...

O tempo é um argumento
que nos fecha a porta.



[Maria Sousa]

^^

O dia traz as paisagens de dentro delas, a noite é um grande buraco selvagem...



[Herberto Helder]

^^

A arte já sabemos nasce
da imperfeição das coisas
que trazemos para casa
com o pó da rua
quando a tarde finda
e não temos água quente
para lavar a cabeça.
Tentamos regular
com açudes de orações
o curso da tristeza
mudamos de cadeira
e levamos a noite
a dizer oxalá
como se a palavra
praticasse anestesia.

[José Miguel Silva]

^^

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sessão pipoca - Faz Parte do meu Show


(...)
Faço promessas malucas
Tão curtas quanto um sonho bom
Se eu te escondo a verdade, baby
É pra te proteger da solidão

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor...

Vago na lua deserta
Das pedras do Arpoador
Digo "alô" ao inimigo
Encontro um abrigo
No peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Invento desculpas
Provoco uma briga
Digo que não estou
Vivo num clip sem nexo
Um pierrô-retrocesso
Meio bossa nova e rock 'n' roll

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor...


[Cazuza]

^^

quarta-feira, 21 de julho de 2010

FIM DA INFÂNCIA?


Era de manhã
E eu me encontrei lamentando
Por uma infância
Que eu achei que tinha desaparecido.
Eu olhei pela janela
Eu vi uma pega* em um arco-íris
A chuva tinha acabado
Não estou sozinho, eu me virei para o espelho, e vi...
Você, a criança que uma vez amou.

A criança antes de terem partido seu coração
Nosso coração
O coração que eu acreditava que estava perdido
Ei, ficou surpreso? Mais que surpreso
Para encontrar as respostas para as questões
Estavam sempre em seus próprios olhos

Você percebe
Que você poderia ter voltado para ela?
Mas isso apenas seria retraçar
Todos os problemas que você já conheceu
Tão irreais
Por ela ter que continuar com sua vida
E você tem que continuar com a sua

Então eu vejo que sou eu
Eu posso fazer qualquer coisa
E ainda a criança
Pois a única coisa deslocada era direção
E eu encontrei direção
Não há fim da infância
Você é meu amigo de infância, me guie adiante

Ei, você, você sobreviveu
Agora você chegou para ser renascido
Na sombra da pega *

Agora você percebe
Que você tem que sair daqui
Você encontrou a luz guia do destino
Queimando nas cinzas da sua memória
Você quer mudar o mundo?
Você resignou-se em morrer um rebelde partido
Mas você estava olhando para trás
Agora você encontrou a luz.

Você, a criança que uma vez amou
Então eu vejo que sou eu
Eu posso fazer qualquer coisa
E ainda a criança
Pois a única coisa deslocada era direção
E eu encontrei direção
Não há fim da infância
Você é meu amigo de infância, me guie adiante...

*Pega = Ave que imita a voz humana.


[Marillion]

^^

terça-feira, 13 de julho de 2010



Não sei como explicar,
leia em meus olhos.
Talvez, eu apenas necessite de sua ajuda...


^^

sábado, 10 de julho de 2010

Sessão pipoca - Beautiful Girl



Nicky está na esquina
Com um casaco preto
Fugindo de um lar ruim
Com algum problema na cabeça

Agora que você a encontrou
Entre as luzes de néon
Que assombram as ruas lá fora
Ela diz:
Fica comigo

(...)


[Composição: Andrew Farris]


^^

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Se um dia...

RecadosAnimados.com

^^

Os bons amigos: Você não precisa vê-los, mas eles sempre estão lá.



Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá. De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego.
Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo – um cavalo mais jovem. Isso já é de se admirar!

Se você ficar observando, ouvirá um sino. Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo mais jovem. Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.
Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo. E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, para, esperando que o outro possa alcançá-lo.
E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.

Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.
E assim são os bons amigos... Você não precisa vê-los, mas eles estão lá.



Estão ouvindo o meu sino?
Eu estou ouvindo o seu...



Danni^^

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sessão pipoca - Em noventa e dois



Meu coração está on
Garçon, me traga alguma coisa
que eu sou capaz de fazer qualquer coisa
Um dia inteiro é muito
para a gente ficar junto
em pleno noventa e dois

No telefone só uma notícia
num telegrama uma poesia
mande um recado com um abraço forte
num bilhetinho deseje boa sorte

Bebi da sua saliva
no fim do copo de conhaque
minha cabeça parece um guindaste
Estou esquecendo o seu rosto
saudade não é nada gostoso
mesmo em noventa em dois

Um dia inteiro é muito para a gente ficar junto em noventa e dois...


[Kid Abelha]

^^

terça-feira, 6 de julho de 2010


No perfil das folhas, as sombras
são imagens onde o orvalho
escreve poemas.

E na tua ausência
tatuam chuva nas pedras.


[eue]

^^

A manhã com as suas proibições
na tua fala.
A claridade estava a crescer
numa cama que já se tinha atravessado no escuro
como uma nave enfileirando para a guerra.

Eu não tinha ficado para conhecer a vista
das tuas janelas: imaginava um pátio riscado por ervas
mas não cheguei a levantar as persianas.
Talvez fosse um sítio ao qual não se pudesse regressar
porque quando falávamos os nossos olhos não coincidiam
com nenhuma palavra.

Teria gostado de te levar comigo outra vez
mas era difícil recuperar as razões
para o desejo.
E no caso de nos ter acontecido uma mudança
onde é que havíamos de procurar
os seus indícios
? Estavas a dar de comer aos peixes
e eu só falava em livros.


[Rui Pires Cabral]


^^