Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

domingo, 24 de junho de 2012

Estou na estação há tanto tempo...


E sempre tem gente chegando e indo.
Em alguns momentos fica o equilíbrio terrível de nunca ir.
Fica a dor terrível de todo mundo que foi.
Fica a ansiedade terrível de todo mundo que tem pra chegar.



[Tati Bernardi]



^^

sábado, 23 de junho de 2012


Me tornei mulher porque me tornei independente, antes de tudo.
Não sou de frescura e muito menos de compulsões consumistas.
Mas ainda tenho um lado mulherzinha: choro à beça, sou louca por flores, não vivo sem meus hidratantes, aprecio o cavalheirismo, gosto de ficar de mãos dadas no cinema, devoro revistas de moda, me interesso por decoração e fico chocada quando escuto expressões grosseiras.
Ah, e calço 36.

[Martha Medeiros]



^^

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Achar que sabemos


Achar é o mais longe que podemos ir nesse universo repleto de segredos, sussurros, incompreensões, traumas, sombras, urgências, saudades, desordens emocionais, sentimentos velados, todas essas abstrações que não podemos tocar, pegar nem compreender com exatidão. Mas nos conforta achar que sabemos.


[Martha Medeiros]



^^

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Imprecisa Melancolia


Nada o distrairia
nessa procura, disse.
Este o recado
da contingência:

era verão e fazia
muito calor.
Saía cedo, cortando
passos lentos

a sombra das 9.30.
Caminhar até à vertiginosa
queda dos poentes.
Assinalar uma cinza,

a imprecisa melancolia.




[Luís Quintais - A Imprecisa Melancolia (1995)]



^^

terça-feira, 19 de junho de 2012

A solidão é nada


Falta o indulto especial da tua mão
e tu a dizeres-me, aguda e de assalto:

«a solidão é nada.»



[José Sebag]



^^

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Peço-te que me esperes aqui até eu voltar


vou ao mercado
peço-te que me esperes aqui até eu voltar
podes lavar a tua roupa se te sentires aborrecida
e se a porta te perturbar
então arranca-a
e põe qualquer coisa no seu lugar
peço-te que não deixes a tua cara no espelho
e não saias pela janela
não te mates como é teu costume
mas
espera-me
aqui
até
eu voltar




[Ahmed Barakat]



^^

domingo, 17 de junho de 2012

As Cores da Infâmia


O que mais alegrava Ossama era contemplar o caos. De cotovelos apoiados no corrimão da passagem aérea cujos pilares metálicos rodeavam a praça Tahir, ruminava ideias atrevidamente contrárias aos discursos propagados pelos pensadores oficiais, os quais garantiam que a perenidade de um país estava subordinada à ordem. O espetáculo que tinha diante dos olhos condenava sem apelo essa afirmação imbecil. Desde há algum tempo que aquela construção, imaginada por engenheiros humanistas para evitar aos infelizes peões os perigos da rua, lhe servia de observatório panorâmico, reforçando a sua íntima convicção de que o mundo podia continuar indefinidamente a viver na desordem e na anarquia. Com efeito, apesar do tumulto confuso que reinava na vasta praça, nada parecia alterar o humor da população e a sua vigorosa aptidão para os sarcasmos.



[Albert Cossery - Edições Antígona, 2000]



^^

sábado, 16 de junho de 2012

A palavra impossível


Deram-me o silêncio para eu guardar dentro de mim
A vida que não se troca por palavras.
Deram-mo para eu guardar dentro de mim
As vozes que só em mim são verdadeiras.

Deram-mo para eu guardar dentro de mim
A impossível palavra da verdade.

Deram-me o silêncio como uma palavra impossível,
Nua e clara como o fulgor duma lâmina invencível,
Para eu guardar dentro de mim,
Para eu ignorar dentro de mim

A única palavra sem disfarce -
A Palavra que nunca se profere.



[Adolfo Casais Monteiro]



^^

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Parede


Inventa uma parede
onde possas encostar-me o corpo
pressionado pelo teu.
Uma parede de textura suave.
Uma parede única,

onde nos encontremos.
Inventa uma parede para o amor.



[Silvia Chueire - Por favor, um blues]

Estarei lá...


Não gosto que me peçam para ser boa, não me peçam nada, mesmo aquilo que eu posso dar. As relações de dependência me assustam. Não precisem de mim com hora marcada e por um motivo concreto, precisem de mim a todo instante, a qualquer hora, sei ouvir o chamado silencioso da amizade verdadeira, do amor que não cobra, estarei lá sem que me vejam, sem que me percebam, sem que me avaliem.



[Martha Medeiros]



^^

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sessão pipoca - Linha Tênue



Todo o lugar que chego você não fica
Tudo o que eu te peço você não dá
Se dou opinião você implica
Toda vez que ligo você não está
Por que fazer questão deste jogo duro?
De me mostrar o muro a nos dividir?
Seu coração de fato está escuro
Ou por de trás do muro
Tem mais coisa aí

Toda vez que passo você não nota
Eu conto uma lorota você nem ri
Me faço fina flor vem e desbota
Me boto numa fria não socorre
Eu cavo um elogio isso nem te ocorre
A indiferença escorre fria a me ferir
Será porque você não me suporta?
Ou dentro desta porta
Tem mais coisa aí

Entre o bem e o mal a linha é tênue meu bem
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também
Quando o desprezo a gente muito preza
Na vera o que despreza é o que se dá valor
Falta descobrir a qual desses dois lados convém
Sua tremenda energia para tanto desdém
Ou me odeia descaradamente
Ou disfarçadamente me tem amor

Toda vez que passo você não nota
Eu conto uma lorota você nem ri
Me faço fina flor vem e desbota
Me boto numa fria não socorre
Eu cavo um elogio isso nem te ocorre
A indiferença escorre fria a me ferir
Será porque você não me suporta?
Ou dentro desta porta
Tem mais coisa aí


[Maria Gadú]



^^

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.


[Cecília Meireles]


^^

terça-feira, 12 de junho de 2012

Inevitáveis poemas para os teus olhos



2.
às vezes convenço-me de que sei tudo sobre os teus olhos
mas não sei se neles existem marés vivas
e a vontade atlântica das viagens
e não sei
se os teus olhos sou eu
se calhar
que os invento

7.
podia escrever:
a minha boca sabe à tua boca
mas não é isso que quero
embora seja essa a verdade
da minha boca e da tua boca
escrevo
os meus olhos sabem aos teus olhos
o que é uma verdade diferente
e nem por isso menos verdadeira
os meus olhos sabem ao sal das lágrimas
que não saberei nunca se nasceram nos meus ou nos teus
mas nem os meus olhos nem os teus olhos
alguma vez desmentiram
essa verdade assustadora do sal

9.
escreve-nos
dizem os teus olhos
e eu escrevo-nos
e escrevo-os
os teus olhos na impressão da tinta
os teus olhos impressos
nos meus
os teus olhos nas letras
os teus olhos nas frases
os teus olhos nos poemas
os poemas dos teus olhos

e dizem
escreve-nos
e eu escrevo-nos
e eu escrevo-os
com a certeza
de que é impossível
escrever a luz

10.
às vezes
tens os olhos nas pontas dos dedos
sinto-os na escuridão
às vezes
a chuva tem os teus olhos nas pontas dos dedos
e bate na vidraça a chamar os meus
às vezes
tenho os teus olhos nas pontas dos dedos
sinto-te dentro de ti
numa precipitação de cisnes
às vezes
os teus olhos dizem o meu nome
e eu sei
sei apenas
pouco importa o quê
às vezes
os teus olhos escondem-se num silêncio
escondem-me no silêncio
e eu não sei porquê
às vezes
os teus olhos estão no mar




[Afonso de Melo]



^^

Cada dia tenho menos uma letra,




uma boca e a mão para a dizer.
Fui colhendo a noite, palavras surdas,
o silêncio que a morte continua
sob a pele da madrugada.
Cada dia tenho menos um coração,
menos uma noite
. Resta-me a memória
de abril dentro um copo de esquecimento,
o fundo da liberdade
que alguém bebeu de nós:
a canção morena da alegria,
o cravo ao rubro de fundir a paz.
Menos uma boca, uma criança
alada. Menos uma cidade onde a esperança
se cola ao rosto.
Os meus passos presos
ao chão são menos o olhar que a manhã
oferece. Mas era uma vez e aconteceu
um dia, em todos os outros desse dia,
por muito tempo e ainda agora:
acordar, pôr o café na chávena
e barrar o pão com a liberdade.


[Rosa Alice Branco]




^^

domingo, 10 de junho de 2012

Na Livraria


Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida... Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outra maneira de se salvar uma pessoa, senão estarei perdido.

[Almada Negreiros]
^^

sábado, 9 de junho de 2012

Tenho pressa...


Passo, Amo e Ardo.
Água? Brisa, Luz?
Não sei.
E tenho pressa.
Levo comigo uma criança
que nunca viu o mar.




[Eugénio de Andrade]


^^

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Romeu


esqueci minha boca no teu corpo
pensei que isso te faria meu

usei de artifícios, gastei meus truques
depois, quem escapou fui eu

não pense que eu não desejei
não diga que eu não quis
é só que eu me assustei
ao me ver tão feliz


colei os meus olhos no teu mundo
guardei cada passo teu
mas eu, julieta, presa nesse pacto
você, o meu romeu

entenda esse lado bom
nem tudo é aflição
ficamos com o sonho
ao invés da punição

não pense que eu não desejei
não diga que eu não quis

é só que eu me apavorei
ao me ver tão feliz



[Agridoce]



^^

quarta-feira, 6 de junho de 2012

De Um Jeito Que Não Sai


Teu sabor, teu aroma
tuas digitais
tudo teu, me tocou
de um jeito que não sai
me invadiu, se instalou
só sei que esse amor
faz de mim, o que quer
gosto assim como é

é igual ao cigano
sempre tão fulgás
conseguiu me prender
de um jeito que nao sai

disfarçar, se conter nao cabe na paixão
só tocar tua tês e te amar outra vez
por favor escuta quem te adora
sem você o que eu seria agora?

é igual ao cigano
sempre tão fulgás
conseguiu me prender
de um jeito que não sai

disfarçar, se conter, não cabe na paixão
só tocar sua tês e te amar outra vez
por favor, escuta quem te adora
sem você o que eu seria agora?



[Leila Pinheiro]


^^