Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

terça-feira, 6 de março de 2012

A Face do Destruidor


O nome do destruidor é
Destruidor
É o nome do destruidor.
O nome do construtor é
O nome
Do construtor.
A face do construtor.
O que ele constrói.
A obra do construtor.
O destruidor não pode mais destruir
Porque o construtor não constrói.
O construtor não constrói porque
Não pode mais construir.
A face do destruidor




[Titãs]


^^

domingo, 4 de março de 2012

O Homem Que Sabia Demais


Sabia, sim sabia mais e mais e mais e mais...
O homem que sabia cheio de eletricidade
Ele sabia que o amor é um tiro,
num alvo além da visão,
capaz da miragem mais linda
No olho de um furação...
Sabia que o desejo
é um rio,
cheio de eletricidade,
como um animal
no cio
indiferente á felicidade

O homem que sabia demais, não sabia,
não sabia, esquecer nem voltar atrás
Pois sabia mais, muito mais do que podia saber
sabia mais e mais e mais e mais... mais do que eu
ele sabia que sua paixão debochava da velha moral,
como um feitiço absurdo muito além do bem e do mal

Continuava sempre sozinho,
procurando entender a razão
que lhe tornava um ser tão sabido mas não, não
Não explicava a solidão


[Skank]



^^

sábado, 3 de março de 2012

Os blues


Os blues
Os blues servem
Os blues servem para cantar as noites solitárias
Os blues servem para cantar as minhas noites solitárias

Os blues
Os blues não são nada
Os blues não são nada mais que um canto
Os blues não são nada mais que um canto para gritar nas minhas noites solitárias
Os blues são uma estrela que brilha todas as noites para não se apagar depois até que volte a noite

Os blues são uma estrela que brilha
Os blues são uma estrela
Os blues são
Os blues

Os blues são uma oração que cantam os negros e alguns brancos
para pedir que a noite não seja tão negra
Os blues são uma oração que cantam os negros e alguns brancos para pedir
Os blues são uma oração que cantam os homens
Os blues são uma oração
Os blues são
Os blues

[Joaquim Horta]
^^

sexta-feira, 2 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

Viver do Amor


Pra se viver do amor
Há que esquecer o amor
Há que se amar
Sem amar
Sem prazer
E com despertador
- como um funcionário

Há que penar no amor
Pra se ganhar no amor
Há que apanhar
E sangrar
E suar

Como um trabalhador

Ai, o amor
Jamais foi um sonho
O amor, eu bem sei
Já provei

E é um veneno medonho

É por isso que se há de entender
Que o amor não é um ócio
E compreender
Que o amor não é um vício
O amor é sacrifício
O amor é sacerdócio

Amar
É iluminar a dor
- como um missionário


[Chico Buarque]


^^

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Não Havia Nada Lá


Quem te levou?
Quem apagou a sua imagem do ar?
O que te fez mudar de vez a casa de lugar?
Eu procurei as flores que plantei
E não havia nada lá


Quando chegou
Até pensei que era pra ficar
E quando se foi
Eu juro que achei que iria voltar
Mas quando abri a caixa descobri:
Não havia nada lá


Não havia mais um dia perfeito
Não havia mais com que se enganar
Ventania no nosso deserto particular
Não havia mais maneira ou jeito
De fazer tudo se modificar
O futuro terminou antes de começar

Mas tudo bem
A gente tem mesmo é que se libertar
De ficar com alguém
Fazendo planos pro dia que ainda vai chegar
Pois me procurei dentro de ti
E não havia nada lá



[Paulinho Moska]


^^

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Desespero


Quem é ele?
Um carril de comboios em direcção ao inferno?
Partindo-se como um pau de mobília?
A esperança que subitamente transborda da fossa?
O amor que vai pelo cano abaixo como cuspo?
O amor que disse para sempre, para sempre
e depois te atropela como um camião?
És tu uma oração que flutua para um anúncio de rádio?
Desespero,
não gosto muito de ti.

Não ficas bem com a minha roupa e os meus cigarros.
Porque te instalas aqui
tão grande como um tanque
apontando para metade duma vida?
Não podias apenas flutuar para uma árvore
em vez de te alojares aqui nas minhas raízes,

forçando-me para fora da vida que levei
quando tem sido a minha barriga por tanto tempo?

Está bem!
Eu levo-te comigo na viagem
onde por muitos anos
os meus braços têm estado mudos



[Anne Sexton]


^^

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sessão pipoca - Paradise




When she was just a girl
She expected the world
But it flew away from her reach
So she ran away in her sleep

And dreamed of para-para-paradise
Para-para-paradise
Para-para-paradise
Every time she closed her eyes

Ooohh

When she was just a girl
She expected the world
But it flew away from her reach
And the bullets catch in her teeth

Life goes on
It gets so heavy
The wheel breaks the butterfly
Every tear, a waterfall
In the night, the stormy night
She'll close her eyes

In the night
The stormy night
Away she'd fly

And dreams of para-para-paradise
Para-para-paradise
Para-para-paradise
Whoa-oh-oh oh-oooh oh-oh-oh

She'd dream of para-para-paradise
Para-para-paradise
Para-para-paradise
Whoa-oh-oh oh-oooh oh-oh-oh

La-la-la-la-la

Still lying underneath the stormy skies
She said oh-oh-oh-oh-oh-oh
I know the sun's set to rise

And so lying underneath those stormy skies
She'd say oh-oh-oh-oh-oh-oh
I know the sun must set to rise

This could be para-para-paradise
Para-para-paradise
Para-para-paradise
Whoa-oh-oh oh-oooh oh-oh-oh


[Coldplay]


^^

Meu Amanhã


Ela é minha delicia
O meu adorno
Janela de retorno
Uma viagem sideral

Ela é minha festa
Meu requinte
A única ouvinte
Da minha radio nacional

Ela é minha sina
O meu cinema
A tela da minha cena
A cerca do meu quintal

Minha meta, minha metade
Minha seta, minha saudade
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã...

Ela é minha orgia
Meu quitute
Insaciável apetite
Numa ceia de natal

Ela é minha bela
Meu brinquedo
Minha certeza, meu medo
É meu céu e meu mal

Ela é o meu vício
E dependência
Incansável paciência
E o desfecho final

Minha meta, minha metade
Minha seta, minha saudade
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã...

Meu fá, minha fã
A massa e a maçã
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã
Meu lá, minha lã
Minha paga, minha pagã
Meu velar, meu avelã
Amor em Roma, aroma de romã

O sal e o são
O que é certo, o que é sertão
Meu Tao, e meu tão...
Nau de Nassau, minha nação

[Lenine]


^^

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Eu Queria Ter uma Bomba


Eu queria ter uma bomba
Um flit paralisante qualquer
Pra poder me livrar
Do prático efeito

Das tuas frases feitas
Das tuas noites perfeitas

[Cazuza]


^^

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Infância


Hora em que a erva cresce
na memória do cavalo.
O vento pronuncia discursos ingénuos
em honra dos lilases,
e alguém entra na morte
com os olhos abertos
como Alice no país do já visto.

[Alejandra Pizarnik]


^^

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Falta


O bem que não chegou a ser possuído
Perdido causa tanto sentimento,
Que faltando-lhe a causa do tormento
Faz ser maior tormento o pedecido.
Sentir o bem logrado,
e ja perdido,
Mágoa será do próprio entendimento;
Porém o bem, que perde um pensamento
Não o deixa outro bem restituído.

[Gregório de Mattos]


^^

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Manhã de Amor


É manhã, vem o sol,
Vem trazer o calor,

Que aquece a emoção,
De um olhar,
De um aperto de mão,
Vem a chuva, também,
Vem chorar a alegria do retorno de alguém,
De um amor,

Numa terna ilusão,
E se faz lá no céu,
O enlace da chuva e do sol,
A natureza sorri,

É tão lindo o matiz do arrebol,
Já se fez a manhã do amor,
Já se pôs o arco-íris além,
Vem a chuva,
Vem o sol,
Com eles, meu bem.
Que se faz lá no céu,
O enlace da chuva e do sol,
A natureza sorri,
É tão lindo o matiz do arrebol,
Já se fez a manhã do amor,
Já se pôs o arco-íris além,
Vem a chuva,
Vem o sol,
Com eles, meu bem



[Elis Regina]


^^

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Os lençóis foram lavados


Os lençóis foram lavados
da nossa essência conjunta – um composto,
não uma mistura; mas aqui ainda estão

esquecidos, o teu cachimbo e tabaco,
os teus livros abertos na minha mesa,
a tua voz a falar nos meus poemas.

[Fleur Adcock]
^^

Desejo


Só o desejo inquieto e que não passa,
faz o encanto da coisa desejada.
E terminamos desenhando a caça,
pela doida aventura da caçada.

[Mário Quintana]

^^

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Me Revelar


Tudo aqui quer me revelar
Minha letra, minha roupa
Meu paladar
O que eu não digo, o que eu afirmo
Onde eu gosto de ficar
Quando amanheço, quando me esqueço
Quando morro de medo do mar

Tudo aqui
Quer me revelar
Unhas roídas
Ausências, visitas

Cores na sala de estar

O que eu procuro
O que eu rejeito

O que eu nunca vou recusar
Tudo em mim
Quer me revelar

Tudo em mim quer me revelar
Meu grito, meu beijo
Meu jeito de ser

O que me preocupa, o que me ajuda
O que eu escolho pra amar
Quando amanheço, quando me esqueço
Quando morro de medo do mar


[Ana Carolina]


^^

Never made promises that i've never kept


I've never been lost,
I've never been found,
And it make no difference, if I'm around,
There's never been words, there's never been actions
Never made promises that i've never kept.


[Mistake - Nickelback]


^^

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Bailarina e o Soldado de Chumbo

De repente toda mágica se acabou
E na nossa casinha apertada
Tá faltando graça e tá sobrando espaço

Tô sobrando num sobrado sem ventilador

Vai dizer que nossas preces não alcançaram o céu?
Coração, que ainda vem me perguntar o que aconteceu
Conta se seu rosto por acaso ainda tem o gosto meu

Com duas conchas nas mãos,
Vem vestida de ouro e poeira
Falando de um jeito maneira
Da lua, da estrela e de um certo mal
Que agora acompanha teu dia
E pra minha poesia é o ponto final
É o ponto em que recomeço,

Recanto e despeço da magia que balança o mundo

Bailarina, soldado de chumbo
Bailarina, soldado de chumbo
Beijo e dor...

Nossa casinha pequena
Parece vazia sem o teu balé

Sem teu carinho guardado
Soldado de chumbo não fica de pé

Nossa casinha vazia
Parece pequena sem o teu balé

Sem teu café requentado
Soldado de chumbo não fica de pé


[O Teatro Mágico]
^^

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oceano

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão,
Dava prá ver o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão!
Esquecera de mim?


Enfim,
De tudo o que
Há na terra
Não há nada em lugar
Nenhum!
Que vá crescer
Sem você chegar
Longe de ti
Tudo parou
Ninguém sabe
O que eu sofri...

Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor...

Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano

E esqueço que amar
É quase uma dor...

Só sei viver
Se for por você!

[Djavan]


^^