Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Meus Próprios Campos



Sei que os campos imaginam as suas
próprias rosas.
As pessoas imaginam seus próprios campos
de rosas. E às vezes estou na frente dos campos
como se morresse;
outras, como se agora somente
eu pudesse acordar.





[Herberto Helder, in o Poema Contínuo]









^^

terça-feira, 26 de julho de 2011

Será que eu sou a única idiota do mundo?







Olho para a pilha de papéis que devo ler e anotar em vermelho e penso: caguei.
Preferia umas cem vezes te ver saindo do banho novamente, limpo de mim.
Pronto pra se sujar de mim novamente.
Aí olho para essa pilha de livros que ensinam a roteirizar e penso: grande merda.
Prefiria repassar pela milésima vez o roteiro que começa com você me beijando mais intenso, evolui pra você me beijando mais pra baixo e termina com você me beijando já sem forças.
Daqui a quarenta minutos chega o Paulão, meu personal.
Mas eu olho para a minha roupinha de ginástica esticadinha em cima da cama e penso: foda-se. Preferia ouvir você dizendo de novo: vai, é sua vez de malhar.
Preferia me irritar de novo com a sua preguiça de ficar em cima.
Chegou um e-mail com a programação completa do meu curso de yoga.
Chegou outro com uma planilha de Excel cheia de datas que eu devo cumprir.
Chegou outro com a mais nova modalidade de assalto na Henrique Schaumann.
Grande bosta.
Eu só queria que chegasse um e-mail seu.
Ou melhor: que você chegasse ao vivo.
E que você me trouxesse aqui a sua barriga, a sua nuca, a parte mais branca das sua coxas, a sua cara de bravo até pra sentir prazer e o seu cheiro de cigarro com amaciante.
Me traz você, por favor.
Me traz e leva embora todas essas coisas chatas que só servem para ocupar minhas horas enquanto você não chega.
Meu jornal me diz que a Record comeu uma boa parte do share.
E eu querendo comer você.
Minha revista me diz que a Petrobrás comprou a Ipiranga.
E eu querendo te trazer numa sacola e te usar dos pés à cabeça.
A internet me diz que a crise aérea não tem solução.
E essa minha saudade de você? Será que tem?
Não, o segundo casamento não é uma praga papa, praga é sentir isso.
Praga é acumular jornais, revistas, livros e papelada.
Tudo sem ler. Tudo sem sentir.
Porque me jogar pelos cantos e suspirar você é só o que eu consigo fazer.
Aí eu tomo um banho bem quente, pra te espantar da minha pele.
E canto bem alto, pra te espantar da minha alma.
E escovo minha língua bem forte, pra separar seu gosto do meu.
E quase vomito, pra parir você do meu fígado.
E tento ser prática e parar de suspirar.
E tento abrir a geladeira sem me perguntar o que eu poderia comprar pra te agradar.
E tento me vestir sem carregar a esperança de esbarrar com você por aí.
E tento ouvir uma música sem lembrar que você gosta de se esfregar de lado em mim.
E tento colocar uma simples calcinha e não uma bala perdida pronta pra acertar você.
E tento ser só eu, simplesmente eu, novamente, sem esse morador pentelho que resolveu acampar em mim.
E nada disso adianta.
E o esforço pra não fazer nada disso já é fazer tudo isso.
E eu escrevo um parágrafo e corro pra ver se tem e-mail.
E eu escrevo uma linha e corro pra ver se tem mensagem de texto.
E eu não escrevo nada e também não corro, apenas deixo você chegar aqui do meu lado, em pensamento.
E me pego sorrindo, sozinha.
E me pego nem aí para todo o resto.
Mas sabe o que acontece enquanto isso?
Enquanto eu não me movo porque estou lotada de você e me mover pesa demais?
O mundo acontece.
O mundo gira.
As pessoas importantes assinam contratos, ganham dinheiro.
As pessoas simples lutam por um lugar na condução, um lugar no mundo.
Estão todos lutando.
Estão todos ganhando dinheiro.
Estão todos fazendo algo mais importante e mais maduro do que suspirar como uma idiota e só pensar em você.
Eu tenho muita inveja dessas pessoas maravilhosas, adultas, evoluídas e espertas que conseguem separar a hora de ir a uma reunião de condomínio com a hora de desejar alguém na escada do condomínio.
A hora de marcar o dentista com a hora de engolir alguém.
A hora de procurar a palavra "macambúzio" no dicionário com a hora de se perder com as suas palavras que de tão simples parecem complexas.
A hora de ser inteira e a hora de catar meus pedaços pelo mundo enquanto você dá sinais desmembrados.
Eu não consigo nada disso, eu me embanano toda, misturo tudo, bagunço tudo.



A minha única dúvida é se sou a única idiota a fazer isso comigo ou se sou a única idiota a admitir que faço isso comigo.


[Tati Bernardi]






^^

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Por onde andei?...



Desculpe
Estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei
Errado e eu entendo

As suas queixas tão justificáveis
E a falta que eu fiz nessa semana
Coisas que pareceriam óbvias
Até pra uma criança

Por onde andei?
Enquanto você me procurava




Será que eu sei?
Que você é mesmo
Tudo aquilo que me faltava...




[Composição: Nando Reis]







^^

domingo, 24 de julho de 2011

Em cada palavra pulsa um coração.




Escrever é tal procura de íntima veracidade de vida.
Vida que me perturba e deixa o meu próprio coração trêmulo, sofrendo a incalculável dor que parece ser necessária ao meu amadurecimento
—amadurecimento?




Até agora vivi sem ele!"


[Clarice Lispector]


^^

segunda-feira, 11 de julho de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

Sessão pipoca - Luz Dos Olhos



Ponho o meus olhos em você, sem você estar
dona dos meus olhos é você, avião no ar
um dia pra esses olhos sem te ver, é como o chão do mar
liga o radio a pilha a tv, só pra você escutar
a nova música que eu fiz agora
lá fora a rua vazia chora

os meus olhos vibram ao te ver, são dois fãs, um par
puz nos olhos vidros pra poder, melhor te enxergar
luz dos olhos para anoitecer, é só você se afastar
pinta os lábios para escrever, a tua boca em minha

que a nossa musica eu fiz agora, lá fora a lua irradia a gloria
e eu te chamo, eu te peço vem
diga que você me quer, porque eu te quero também

faço as pazes lembrando
passo as tardes tentando lhe telefonar
cartazes te procurando
aeronaves seguem pousando sem você desembarcar
pra eu te dar a mão nessa hora
levar as malas pro fusca lá fora

E eu vou guiando, eu te espero vem
siga onde vão meus pés, que eu te sigo também
porque eu te amo, e eu berro vem
grita que você me quer, porque eu te quero também


[Nando Reis]


^^

Não bastam palavras,



não bastam expressões, mas sim atitudes...
Cansaço, exaustão, silêncios que caem em saco roto, no vazio mais profundo!


^^

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ela é assim! Pronto.Mas assim como? Explica!



Ela é assim um mix de tudo que se possa imaginar dentro de uma grande capacidade de apenas não ser nada em definitivo. Ela é aquilo que não consegue se encaixar em moldes pré-existentes, parece que ninguém nunca foi antes dela. Ela se incomoda com isso, às vezes, muito. Ela é cheia de sentimentos, parece que suas experiências se manifestam é no dorso do seu colo, e quase sempre, de vez em quando, tudo isso pesa. Mas não tem modo, não existe maneira que a faça ser diferente. E ainda, graças a Deus, ela é diferente. Algo que pesa e que tem o dom da leveza, algo que chora e que se manifesta em sorrisos, algo de forte, mas que se

...............d

..................e

.....................s

.........................m

.............................a

....................................n

...........................................c

.....................................................h

................................................................a quando encontra a água.



[Clarice Lispector]




^^

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alguna Vez



.......alguna vez tal vez
.................................me iré sin quedarme
................................................................................me iré como quien se va.



[Alejandra Pizarnick]


^^

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Eu queria



que alguém entendesse o quanto eu preciso disso...



^^

Táctica e Estratégia





Minha tática é
olhar-te
aprender como tu és
querer-te como tu és

minha tática é
falar-te
e escutar-te
construir com palavras
uma ponte indestrutível

minha tática é
ficar em tua lembrança
não sei como nem sei
com que pretexto
porém ficar em ti

minha tática é
ser franco
e saber que tu és franca
e que não nos vendemos
simulados
para que entre os dois

não haja cortinas
nem abismos


minha estratégia é
em outras palavras
mais profunda e mais
simples
minha estratégia é
que um dia qualquer
não sei como nem sei
com que pretexto
por fim me necessites.



[Mário Benedetti]


^^

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Seu Lugar


Faça a sua sede
Mate a minha sede
Coma a minha fome
Com o seu nome
Leio a sua mente
Seja a minha lente
Como a sua fome
Com o meu nome
Tome o seu lugar



[Nando Reis]



^^

Requiem para Pier Paolo Pasolini*



Eu pouco sei de ti mas este crime torna a morte ainda mais insuportável. Era novembro, devia fazer frio, mas tu já nem o ar sentias, o próprio sexo que sempre fora fonte agora apunhalado.
Um poeta, mesmo solar como tu, na terra é pouca coisa: uma navalha, o rumor de abril podem matá-lo - amanhece, os primeiros autocarros já passaram, as fábricas abrem os portões, os jornais anunciam greves, repressão, dois mortos na primeira página, o sangue apodrece ou brilhará ao sol, se o sol vier, no meio das ervas.
O assassino, esse seguirá dia após dia a insultar o amargo coração da vida; no tribunal insinuará que respondera apenas a uma agressão (moral) com outra agressão, como se alguém ignorasse, excepto claro os meretíssimos juízes, que as putas desta espécie confundem moral com o próprio cu.
O roubo chega e sobra excelentíssimos senhores como móbil de um crime que os fascistas, e não só os de Salò, não se importariam de assinar.
Seja qual for a razão, e muitas há que o Capital a Igreja e a Polícia de mãos dadas estão sempre prontos a justificar, Pier Paolo Pasolini está morto.



A farsa, a nojenta farsa, essa continua.


[Eugénio de Andrade]

Eu não sou uma sonhadora.



Só devaneio para alcançar a realidade.




[Clarice Lispector]



^^

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Todos os Caminhos



Será que eu já não sei por onde procurar
ou todos os caminhos dão no mesmo?

[Lenine]


^^

As Razões que o Amor desconhece

Você é inteligente.
Lê livros, revistas, jornais.
Gosta dos filmes do Woody Allen, do Hal Hartley e do Tarantino,
mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor.
É bonita.
Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar.
Independente, emprego fixo, bom saldo no banco.
Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo.
Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado?...
Ah, o amor, essa raposa.
Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim.
Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão.
O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa.

Você ama aquele cafajeste.
Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele adora o Planet Hemp, que você não suporta.
Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha.
Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, mas você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga.
Ele toca gaita de boca, ele adora animais, ele escreve poemas.
Por que você ama esse cara?
Não pergunte pra mim.
Você ama aquela petulante.
Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou murchar, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente.
Você gosta de rock e ela de MPB, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam.
Então?
Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você.
Isso tem nome.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano.
Isso são referências, só.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó.
Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é.


[Martha Medeiros]



^^

domingo, 3 de julho de 2011

Coisas que todo homem deveria saber:




Completamente exausta depois de passar o dia todo me preparando para um encontro. Ser mulher é pior do que ser lavrador - tem tanta coisa para cuidar na plantação e na colheita: depilar pernas com cera, raspar axilas, fazer sobrancelhas, passar pedra-pomes nos pés, esfoliar e hidratar a pele, tirar os cravos, pintar a raiz dos cabelos, passar rímel, lixar, massagear e retirar as cutículas das unhas, pintar as unhas, exercitar os músculos da barriga, escovar os cabelos depois de uma boa hidratação. A coisa é tão complexa que basta você esquecer durante uns dias e lá se vai a plantação. Às vezes penso como eu ficaria de deixasse tudo por conta da natureza - barba comprida, bigode de pontas viradas, sobrancelhas grossas, rosto igual a um cemitério, cheio de células mortas, espinhas na pele, unhas longas como as de Mortícia Adams, cega como um morcego sem lentes de contato.... É de se espantar que as garotas às vezes sejam tão inseguras?


Como se não bastasse:


Não posso acreditar. Quando ia para o banheiro dar os últimos retoques na plantação, vi que a luzinha da secretária eletrônica estava piscando: Era ele! "Olha, mil desculpas. Aconteceu um imprevisto... Acho que não vai dar para nos encontrarmos hoje à noite e blá,blá,blá,blá..."


Não acredito. Desperdício total de um dia inteiro de esforço e energia corporal hidrelétrica... Mas não se deve viver na dependência dos homens e sim ser uma mulher de fibra. O que uma mulher de fibra faria numa situação como esta?




[Helen Fielding]




^^

Sessão pipoca - Sexo Frágil - Pai Herói









Semana que vem tem mais....


^^