Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ela é assim! Pronto.Mas assim como? Explica!



Ela é assim um mix de tudo que se possa imaginar dentro de uma grande capacidade de apenas não ser nada em definitivo. Ela é aquilo que não consegue se encaixar em moldes pré-existentes, parece que ninguém nunca foi antes dela. Ela se incomoda com isso, às vezes, muito. Ela é cheia de sentimentos, parece que suas experiências se manifestam é no dorso do seu colo, e quase sempre, de vez em quando, tudo isso pesa. Mas não tem modo, não existe maneira que a faça ser diferente. E ainda, graças a Deus, ela é diferente. Algo que pesa e que tem o dom da leveza, algo que chora e que se manifesta em sorrisos, algo de forte, mas que se

...............d

..................e

.....................s

.........................m

.............................a

....................................n

...........................................c

.....................................................h

................................................................a quando encontra a água.



[Clarice Lispector]




^^

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alguna Vez



.......alguna vez tal vez
.................................me iré sin quedarme
................................................................................me iré como quien se va.



[Alejandra Pizarnick]


^^

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Eu queria



que alguém entendesse o quanto eu preciso disso...



^^

Táctica e Estratégia





Minha tática é
olhar-te
aprender como tu és
querer-te como tu és

minha tática é
falar-te
e escutar-te
construir com palavras
uma ponte indestrutível

minha tática é
ficar em tua lembrança
não sei como nem sei
com que pretexto
porém ficar em ti

minha tática é
ser franco
e saber que tu és franca
e que não nos vendemos
simulados
para que entre os dois

não haja cortinas
nem abismos


minha estratégia é
em outras palavras
mais profunda e mais
simples
minha estratégia é
que um dia qualquer
não sei como nem sei
com que pretexto
por fim me necessites.



[Mário Benedetti]


^^

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Seu Lugar


Faça a sua sede
Mate a minha sede
Coma a minha fome
Com o seu nome
Leio a sua mente
Seja a minha lente
Como a sua fome
Com o meu nome
Tome o seu lugar



[Nando Reis]



^^

Requiem para Pier Paolo Pasolini*



Eu pouco sei de ti mas este crime torna a morte ainda mais insuportável. Era novembro, devia fazer frio, mas tu já nem o ar sentias, o próprio sexo que sempre fora fonte agora apunhalado.
Um poeta, mesmo solar como tu, na terra é pouca coisa: uma navalha, o rumor de abril podem matá-lo - amanhece, os primeiros autocarros já passaram, as fábricas abrem os portões, os jornais anunciam greves, repressão, dois mortos na primeira página, o sangue apodrece ou brilhará ao sol, se o sol vier, no meio das ervas.
O assassino, esse seguirá dia após dia a insultar o amargo coração da vida; no tribunal insinuará que respondera apenas a uma agressão (moral) com outra agressão, como se alguém ignorasse, excepto claro os meretíssimos juízes, que as putas desta espécie confundem moral com o próprio cu.
O roubo chega e sobra excelentíssimos senhores como móbil de um crime que os fascistas, e não só os de Salò, não se importariam de assinar.
Seja qual for a razão, e muitas há que o Capital a Igreja e a Polícia de mãos dadas estão sempre prontos a justificar, Pier Paolo Pasolini está morto.



A farsa, a nojenta farsa, essa continua.


[Eugénio de Andrade]

Eu não sou uma sonhadora.



Só devaneio para alcançar a realidade.




[Clarice Lispector]



^^

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Todos os Caminhos



Será que eu já não sei por onde procurar
ou todos os caminhos dão no mesmo?

[Lenine]


^^

As Razões que o Amor desconhece

Você é inteligente.
Lê livros, revistas, jornais.
Gosta dos filmes do Woody Allen, do Hal Hartley e do Tarantino,
mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor.
É bonita.
Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar.
Independente, emprego fixo, bom saldo no banco.
Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo.
Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado?...
Ah, o amor, essa raposa.
Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim.
Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão.
O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa.

Você ama aquele cafajeste.
Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele adora o Planet Hemp, que você não suporta.
Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha.
Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, mas você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga.
Ele toca gaita de boca, ele adora animais, ele escreve poemas.
Por que você ama esse cara?
Não pergunte pra mim.
Você ama aquela petulante.
Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou murchar, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente.
Você gosta de rock e ela de MPB, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam.
Então?
Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você.
Isso tem nome.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano.
Isso são referências, só.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó.
Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é.


[Martha Medeiros]



^^

domingo, 3 de julho de 2011

Coisas que todo homem deveria saber:




Completamente exausta depois de passar o dia todo me preparando para um encontro. Ser mulher é pior do que ser lavrador - tem tanta coisa para cuidar na plantação e na colheita: depilar pernas com cera, raspar axilas, fazer sobrancelhas, passar pedra-pomes nos pés, esfoliar e hidratar a pele, tirar os cravos, pintar a raiz dos cabelos, passar rímel, lixar, massagear e retirar as cutículas das unhas, pintar as unhas, exercitar os músculos da barriga, escovar os cabelos depois de uma boa hidratação. A coisa é tão complexa que basta você esquecer durante uns dias e lá se vai a plantação. Às vezes penso como eu ficaria de deixasse tudo por conta da natureza - barba comprida, bigode de pontas viradas, sobrancelhas grossas, rosto igual a um cemitério, cheio de células mortas, espinhas na pele, unhas longas como as de Mortícia Adams, cega como um morcego sem lentes de contato.... É de se espantar que as garotas às vezes sejam tão inseguras?


Como se não bastasse:


Não posso acreditar. Quando ia para o banheiro dar os últimos retoques na plantação, vi que a luzinha da secretária eletrônica estava piscando: Era ele! "Olha, mil desculpas. Aconteceu um imprevisto... Acho que não vai dar para nos encontrarmos hoje à noite e blá,blá,blá,blá..."


Não acredito. Desperdício total de um dia inteiro de esforço e energia corporal hidrelétrica... Mas não se deve viver na dependência dos homens e sim ser uma mulher de fibra. O que uma mulher de fibra faria numa situação como esta?




[Helen Fielding]




^^

Sessão pipoca - Sexo Frágil - Pai Herói









Semana que vem tem mais....


^^

Como me sinto?


Como se colocassem dois olhos sobre uma mesa e dissessem a mim, a mim que sou cego: isso é aquilo que vê, essa é a matéria que vê. Toco os dois olhos sobre a mesa, lisos, tépidos ainda, arrancaram há pouco, gelatinosos, mas não vejo o ver. É assim o que sinto tentando materializar na narrativa a convulsão do meu espírito, e desbocado e cruel, manchado de tintas, essas pardas escuras do não saber dizer, tento amputado conhecer o passo, cego conhecer a luz, ausente de braços tento te abraçar.


[Hilda Hilst]



^^

*Quer me conhecer? - Eis-me aqui...



Eu triste sou calada
Eu brava sou estúpida
Eu lúcida sou chata
Eu gata sou esperta
Eu cega sou vidente
Eu carente sou insana
Eu malandra sou fresca
Eu seca sou vazia
Eu fria sou distante
Eu quente sou oleosa
Eu prosa sou tantas
Eu santa sou gelada
Eu salgada sou crua
Eu pura sou tentada
Eu sentada sou alta
Eu jovem sou donzela
Eu bela sou fútil
Eu útil sou boa
Eu à toa sou tua.



[Martha Medeiros]



^^

sábado, 2 de julho de 2011

Não, não deve ser nada este pulsar de dentro:











só um lento desejo de dançar.

E nem deve ter grande

significado este vapor dourado,

e invisível a olhares alheios:

só um pólen a meio, como de abelha

à espera de voar.

E não é com certezar

elevante este brilhante aqui:

poeira de diamante que encontrei

pelo verso e por acaso, poema

muito breve e muito raso,

que (aproveitando) trago para ti.




[Ana Luísa Amaral]



^^

Marcas de Ayer




Siento que te conozco hace tiempo
De otro milenio, de otro cielo
Dime si me recuerdas aún
Sólo con tocar tus manos
Puedo revelarte mi alma
Dime si reconoces mi voz

Siento que me desnudas la mente
Cuando me besas en la frente
Dime si trago marcas de ayer
Sólo con tocar tus manos
Puedo revelarte mi alma
Dime si reconoces mi voz

Siento que te conozco
Siento que me recuerdas
Dime si reconoces mi voz



[Adriana Mezzadri]




^^

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os versos que te fiz



Deixa-me dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer
São talhados em mármore de Páros
Cinzelados por mim pra te oferecer.
Têm dolências de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa-me dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!
Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!


[Florbela Espanca]


^^

Se guardo algum tesouro não o prendo



porque quero oferecer-te a paz de um sonho aberto
que dure e flua nas tuas veias lentas
e seja um perfume ou um beijo um
suspiro solar...



[António Ramos Rosa]



^^

quinta-feira, 30 de junho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Diálogo em alguns Atos - O problema das Metáforas


- Será que você é tão bom como todo mundo pensa?
- Será que você é tão feliz como todo mundo pensa?
- Eu só quero fazer algo que importe.
- Nada importa. Não passamos de baratas, animais morrendo à margem do rio. Nada do que fazemos tem significado duradouro.
- E eu é que sou infeliz?
- Se não está feliz no avião, pule.
- Eu gostaria, mas não consigo.
- Esse é o problema das metáforas - exigem interpretação: Pular do avião é uma idiotice!
- E se eu não estiver em um avião? E se eu estou num lugar em que não queira estar?
- Esse é o outro problema das metáforas... Tá, e se você estiver num caminhão de sorvetes e do lado de fora houver doces, flores e virgens? Você está num avião! Todos estamos. A vida é perigosa, complicada... e a queda é grande!
- Então tem medo de mudar?
- Não. Você tem medo de mudar... Prefere imaginar que pode escapar ao em vez de tentar de fato. Porque se falhar, não sobra nada. Então desiste de algo real e se apega à esperança. O fato é que a esperança é para os maricas covardes...
- Quando sair daqui não terei mais medo. Afinal, quantos caras têm uma segunda chance?
- Oh céus! Vários! E mesmo assim não merecem uma segunda chance.


[Trecho de um episódio da 4º temporada - série Dr.House]


^^

Liberdade é pouco.



O que eu desejo ainda não tem nome.


[Clarice Lispector]



^^