Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Podemos ficar sentados a noite inteira


à espera de um sinal que nunca chega,
podemos num desespero sem nome perder
o gosto de tudo, enquanto o eu permanece
brilhante, estupidamente brilhante,
a sussurrar-nos ao ouvido a desgraça;
podemos, numa lufa-lufa, ir de filme
em filme, de livro em livro, como quem
sem terra procura uma casa, um lugar
a que possa chamar seu,
onde tenha os seus
pertences e tempo para rir e tempo para
se aborrecer. Podemos ter pena de nós próprios,
podemos viver.


[Carlos Bessa]


^^

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Não Viva em Vão


Uma vida sem amor é uma vida sem sentido Estarei feliz aonde for se você estiver comigo A vida já me derrubou A vida já me deu abrigo Mas a vida já me situou Que a solidão não faz sentido! Se viver requer coragem então? Viva para ser feliz e não viva em vão Se viver requer coragem então? Viva para ser feliz e não viva em vão. Uma vida sem amor é uma vida sem sentido Estarei feliz aonde for se você estiver comigo A vida já me derrubou A vida já me deu abrigo Mas a vida já me situou Que a solidão não faz sentido! Se viver requer coragem então? Viva para ser feliz e não viva em vão Se viver requer coragem então? Viva para ser feliz e não viva em vão. [Composição: Chorão / Thiago] ^^

E haverá um tempo para amar


e outro para encontrar as distâncias esquecidas. Sim. Alguma vez. Quando os rostos dos outros não me derem a medida exacta da solidão.


[Alejandra Pizarnik]

^^

terça-feira, 5 de abril de 2011

Apaixonar-se sozinha


é apaixonar-se pelo silêncio. Um silêncio com fumos e espelhos. O amor, se é alguma coisa, é dos que se olham.


[Alejandra Pizarnik]


^^

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Muro


Se você quiser... Eu posso mostrar que não tem Mais motivo algum Pra você se deixar ser também Um inconformado comum Que nunca pensa em chegar além Desses muros contruídos Pela visão limitada de alguém Esses muros são construídos Pela visão limitada de alguém
[Composição: Pitty]


^^

Preciso de ter sempre água por perto,


...diz a mulher, preciso de água para diluir o coração.

[Dulce Maria Cardoso]


^^

domingo, 3 de abril de 2011

Sessão pipoca - Octavo Día



No oitavo dia Deus depois de tanto trabalhar
Para liberar tensões logo depois de revisar
Disse tudo está muito bem é hora de descansar
E foi dar um passeio pelo espaço sideral

Quem iria imaginar que o mesmo Deus ao regressar
Iria encontrar tudo em uma desordem infernal
E que iria se transformar em mais um desempregado
Dessa taxa que anualmente está crescendo sem parar

Desde então há quem o tem visto
Caminhando sozinho pelas ruas
Anda esperando pacientemente por alguém
Com quem ao menos, tranqüilo,
Possa conversar

Enquanto este mundo gira e gira
sem que possamos detê-lo
E aqui embaixo alguns nos manipulam
Como peças de xadrez
Não sou o tipo de idiota
Que se deixa convencer
Mas eu digo a verdade
Que até um cego pode ver


Se por falta do que fazer ou de excessiva solidão
Deus não resistisse mais e se mudasse pra outro lugar
Seria nossa perdição, não haveria outro remédio senão
Adorar ao Michael Jackson, ao Bill Clinton ou ao Tarzan

É mais difícil ser rei sem coroa,
Do que uma pessoa mais normal
Pobre de Deus que não sai nas revistas,
Que não é modelo, nem artista, ou de Família Real

Enquanto este mundo gira e girasem que possamos detê-lo
E aqui embaixo alguns nos manipulam
Como peças de xadrez
Não sou o tipo de idiota
Que se deixa convencer
Mas eu digo a verdade
Que até um cego pode ver...



[Composição:Shakira]



^^

A Fonte Secou

Eu não sou água pra me tratares assim só na hora da sede é que procuras por mim a fonte secou quero dizer que entre nós tudo acabou teu egoísmo me libertou não deves mais me procurar a fonte do meu amor secou mas os teus olhos nunca mais hão de secar. [Composição:Monsueto Menezes, Tufic Lauar e Marcléo] ^^

A la primera persona


A la primera persona que me ayude a comprender

Pienso entregarle mi tiempo, pienso entregarle mi fe, yo no pido que las cosas me salgan siempre bien,

Pero es que ya estoy harto de perderte sin querer.
A la primera persona que me ayude a salir de este infierno en el que yo mismo decidí vivir Le regalo cualquier tarde pa' los dos, Lo que digo es que ahora mismo ya no tengo ni siquiera dónde estar ¿Qué voy a hacer de los sueños? ¿Qué voy a hacer con aquellos besos? ¿Qué puedo hacer con todo aquello que soñamos? Dime dónde lo metemos. ¿Dónde guardo la mirada que me diste alguna vez? ¿Dónde guardo las promesas, dónde guardo el ayer? ¿Dónde guardo, niña, tu manera de tocarme? ¿Dónde guardo mi fe? [Composição:Alejandro Sanz/ Lulo Pérez] ^^

sábado, 2 de abril de 2011

Yo te puedo contar cómo es una llama por dentro...

Yo puedo decirte cuánto es que pesa su fuego, Y es que amar en soledad es como un pozo sin fondo Donde no existe ni dios, donde no existen verdades. Es todo tan relativo, como que estamos aquí, No sabemos, pero, amor, dame sangre pa' vivir, Al menos tú lo sabías, al menos no te decía Que las cosas no eran como parecían. Y es que a la primera persona que no me quiera juzgar... [Composição:Alejandro Sanz/ Lulo Pérez] ^^

E não digo que venhas, que estejas já aqui, que tenhas vindo.


Mas nego-me a negar a espera da tua vinda. Deixa-me esperar-te. Nasci para isto.


[Alejandra Pizarnik]


^^

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mora Na Filosofia


Eu vou lhe dar a decisão
Botei na balança e você não pesou
Botei na peneira, você não passou
Mora na filosofia
Pra que rimar amor e dor
Se seu corpo ficasse marcado
Por lábios ou mão carinhosas
Eu saberia a quantas você pertencia
Não vou me preocupar em ver
Teu caso não é de ver pra crer


[Composição: Monsueto / Arnaldo Passos]
^^

quinta-feira, 31 de março de 2011

Oito anos... [Que fase!]

Por que você é Flamengo e meu pai Botafogo? O que significa "Impávido Colosso"? Por que os ossos doem enquanto a gente dorme? Por que os dentes caem? Por onde os filhos saem? Por que os dedos murcham quando estou no banho? Por que as ruas enchem quando está chovendo? Quanto é mil trilhões vezes infinito? (...) Por que o fogo queima? Por que a lua é branca? Por que a Terra roda? Por que deitar agora? Por que as cobras matam? Por que o vidro embaça? Por que você se pinta? Por que o tempo passa? Por que que a gente espirra? Por que as unhas crescem? Por que o sangue corre? Por que que a gente morre? Do qué é feita a nuvem? Do qué é feita a neve? Como é que se escreve Reveillon??? [Kid Abelha] ^^

Chegas de novo a casa




e guardas do tempo a fuga
marcas outra vez dias
para abrir feridas

como se viesse dos pássaros a acusação
de não saberes medir esquecimentos

respiras até à dor para não sentir mais nada.


[Maria Sousa]

^^

quarta-feira, 30 de março de 2011

Onde há quem tenha a pele...


...tenho a memória, sepultura
nenhuma atingirá profundidade igual à desta
nudez com quem a pele sempre tem sido hospitaleira.


[Luís Miguel Nava]


^^

terça-feira, 29 de março de 2011

mais uma vez desce as escadas para falar de ausências...


tem medo e em dias curtos

decide envelhecer no interior da casa

ao sono conhece-o como fuga ao silêncio


um dia escreveu (era domingo)

sobre os vestígios da respiração nos pequenos nadas

anos depois refugia-se no outono

como quem vê a vida toda nas folhas.


[Maria Sousa]


^^

Psicólogo Existencial...


Veja a segunda parte do texto aqui.



^^

Ah, derramar-me líquida sobre o mar


– ser onda indefinidamente –
esperar pela primeira estrela
e dela ser apenas
espelho.


[Olga Savary]


^^

segunda-feira, 28 de março de 2011

O papel do Psicólogo Existencial


Entenda um pouco sobre este assunto clicando aqui.



^^

Breathe No More



Tenho olhado no espelho por tanto tempo que comecei a acreditar que minha alma estava do outro lado...

Todos os pequenos pedaços caindo destruídos

Partes de mim afiados demais para serem colocados de volta

Pequenos demais para terem importância, mas grandes o suficiente para me cortar em tantos pequenos pedaços.


Se eu tentar tocá-la,

E eu sangro

Eu sangro

E eu respiro

Eu não respiro mais


Tomo fôlego e tento elevar meu espírito

Ainda novamente você se recusa a beber como uma criança mimada?


[Composição: Amy Lee]


^^