Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pontos Cardeais


Seu olhar
É pra mim um mar bravio
Onde arrisco meus navios
Toda vez que deixo o cais
Perco tudo
Esse ar de quem não sonha
O orgulho, a vergonha
Os meus pontos cardeais

Perco ainda
Os maus pressentimentos
O cordão de isolamento
Dos meus dias sempre iguais

Perco tudo
O rancor dos infelizes
O temor das cicatrizes
Que um grande amor nos faz

Pra que querer mais
Pra quer dizer mais
se eu nunca vi tão perto de ser feliz...


[Ivan Lins]


^^

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pequenas Coisas


Falar do trigo e não dizer
o joio. Percorrer
em voo raso os campos
sem pousar
os pés no chão. Abrir
um fruto e sentir
no ar o cheiro
a alfazema. Pequenas coisas,
dirás,
que nada
significam perante
esta outra, maior: dizer
o indizível.
Ou esta:
entrar sem bússola
na floresta e não perder
o rumo.
Ou essa outra, maior
que todas e cujo
nome por precaução
omites. Que é preciso,
às vezes,
não acordar o silêncio.


[Albano Martins -Escrito a vermelho]



^^

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um novo blog na área...



Aqui você encontrará assuntos ligados a PSICOLOGIA e as suas diversas linhas de abordagens. Textos e pensamentos que traduzem o que se passa na alma. Sejam bem vindos!

Danni^^

Love In The Afternoon


É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais.

Quando eu lhe dizia:
"– Me apaixono todo dia
E é sempre a pessoa errada."

Você sorriu e disse:
"– Eu gosto de você também."

Só que você foi embora cedo demais
Eu continuo aqui,
Com meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você em dias assim
Um dia de chuva, um dia de sol
E o que sinto não sei dizer.

Vai com os anjos! vai em paz.

Era assim todo dia de tarde
A descoberta da amizade
Até a próxima vez.

É tão estranho
Os bons morrem antes
Me lembro de você
E de tanta gente que se foi
Cedo demais
E cedo demais
Eu aprendi a ter tudo o que sempre quis
Só não aprendi a perder
E eu, que tive um começo feliz
Do resto não sei dizer.

Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre mais eu sei
Que você está bem agora
Só que este ano
O verão acabou
Cedo demais.


[Legião Urbana]



^^

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Modernidade


Quando fui, quando éramos
Intactos projetos imaturos
Fomos modernos
Nos couberam ternos,
Gravatas e moldura
Cultura e inferno
Fôssemos eternos
Quando era primeiro
Primeiro e certeito amor
Era indolor qurerer tudo,
E íamos na vida a cada fome, a cada fama...

Nos couberam ternos,
Gravatas e moldura
Cultuara e inferno
Quando fui, quando éramos
Intactos projetos imaturos
Fomos modernos
Fôssemos eternos
Quando era primeiro
Primeiro e certeiro amor
Era indolor querer tudo,
E íamos na vida a cada fome, a cada fama...

E a grama era verde
O nosso vale e os nossos mil metros de medo.


[Lulo]


^^

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Imagino-te...


na minha própria vontade
és um reflexo,
uma abadir,
um nada.
Estou onde me deixaste -

inventando e reinventando
as promessas de um amor
que nos baste.



[Alexandre Monteiro]


^^

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Toda a manhã




Toda a manhã
fui a flor
impaciente
por abrir.

Toda a manhã
fui ardor
do sol
no teu telhado.

Toda a manhã
fui ave
inquieta
no teu jardim.

Toda a manhã
fui ave ou sol ou flor
secretamente
ao pé de ti.


[Eugénio de Andrade]


^^

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amar


Talvez eu não tenha
lido o suficiente
bebido o suficente
vivido o suficiente
mas não tenho quaisquer dúvidas
de que li, bebi e vivi.
Como podes então dizer
que nunca te amei?

[Luís Ene]


^^

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sabe o que quero de verdade?


Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela, não poderia mais sentir a mim mesma.


[Clarice Lispector]

^^

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sessão pipoca - Se você pensa



Se voce pensa que vai fazer de mim
O que faz com tudo mundo que te ama
Acho bom saber que pra ficar comigo
Vai ter que mudar

Voce tem a vida inteira pra viver
E saber o que e' bom e o que e' ruim
Acho bom pensar depressa e escolher
Antes do fim

Daqui pra frente
Tudo vai ser diferente
Voce tem que aprender a ser gente
O teu orgulho nao vale nada


[Composição: Roberto Carlos]


^^

Não consigo odiar ninguém...


Não quero seduzir teu coração turista
Não quero te vender o meu ponto de vista
Eu tive um sonho e há muito não sonhava
Lembranças do futuro que a gente imaginava
Nem sempre foi assim, outro mundo é possível
Pode até ser o fim, mas será que é inevitável?

Não vá dizer que eu estou ficando louco
Só porque não consigo odiar ninguém
Do goleiro ao centroavante, do juiz ao presidente
Eu não consigo odiar ninguém

O tempo parou, feito fotografia
Amarelou tudo que não se movia
O tempo passou, claro que passaria
Como passam as vontades que voltam no outro dia

Eu tive um sonho, o mesmo do outro dia
Lembranças do futuro que a gente merecia


[Composição: Gessinger/Fonseca/Ayala/Aranha/Pedro A.]


^^

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Te propongo esta noche llegar a un acuerdo,


un diálogo entre mi cuerpo y tu cuerpo
una conversación sin palabras,
un silencio de proyectos,
que tus dedos interpreten
el lenguaje de mis dedos.
Te propongo, simplemente,
alargar la caricia,
no planear la llegada a la cima
sino navegar con el remo de mis brazos

no utilizar para nada el salvavidas
ni que el tiempo detenga la mirada
dirigida a los botones de tu camisa.
Te propongo un pacto de susurros,
una tertulia de gemidos,
un monólogo de gritos,
que todo lo que no dijimos
en la piel permanezca escrito.
Te propongo una noche interminable,

lenta, muy lenta, tan lenta
que cuando nos interrogue la mañana
no sepamos quiénes somos
ni hacia dónde vamos,
como si aprendiéramos de nuevo a leer
igual que dos niños pequeños,
como si aprendiéramos de nuevo a escribir
sobre el pálido folio de nuestro cuerpo.
Te propongo una lectura corpórea

desde el prólogo de tus ojos
hasta el epílogo de mi boca.

[Gloria Bosch]


^^

O Silêncio Das Estrelas




Solidão, o silêncio das estrelas, a ilusão
Eu pensei que tinha o mundo em minhas mãos
Como um deus e amanheço mortal

E assim, repetindo os mesmos erros, dói em mim
Ver que toda essa procura não tem fim
E o que é que eu procuro afinal?

Um sinal, uma porta pro infinito, o irreal
O que não pode ser dito, afinal
Ser um homem em busca de mais
como estrelas que brilham em paz


[Lenine]


^^

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Meu Amor Existe


O meu amor tem lábios de silêncio
E mãos de bailarina
E voa como o vento
E abraça-me onde a solidão termina

O meu amor tem trinta mil cavalos
A galopar no peito
E um sorriso só dela
Que nasce quando a seu lado eu me deito

O meu amor ensinou-me a chegar
Sedento de ternura
Sarou as minhas feridas
E pôs-me a salvo para além da loucura.

O meu amor ensinou-me a partir
Nalguma noite triste
Mas antes, ensinou-me
A não esquecer que o meu amor existe.


[Jorge Palma]


^^

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tarde Triste


Tarde triste me recorda
Outros tempos
Que saudade
Que saudade

Vivi só
Num turbilhão de pensamentos
De saudade
De saudade

Por onde andará quem amei
Será que também vive assim
Sofrendo como só eu sei
Pensando um pouquinho em mim

Tarde triste
Noite vem
Já esta descendo
E eu sozinha, sofrendo...


[Composição: Nana Caymmi]


^^

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Contigo aprendi


Contigo aprendi
Que existe novas
E melhores emoções...
Contigo aprendi
A conhecer um mundo novo
De ilusões
Aprendi...
Que a semana já tem mais
De sete dias
Fazer maiores minhas
Poucas alegrias
E a ser alegre
Eu contigo aprendi...

Contigo aprendi
Que existe luz na noite
Mais escura
Contigo aprendi
Que tudo existe um pouco
De ternura
Aprendi...que pode um beijo
Ser mais doce e mais profundo
Que posso ir-me amanhã mesmo deste mundo
As coisas boas, eu contigo já vivi
E contigo aprendi, que eu nasci
No dia em que te conheci...


[Ângela Maria & Cauby Peixoto]


^^

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nas mãos sinto a luz


Nas mãos sinto a luz, a êxul luz
que vem das paliçadas da mansão,
a luz azul em clarificada zona então
aproxima de mim o seu facho de horizonte.

E logo eu a lembrar o querido monte
em que pousada estava sobracente a ramaria,
e logo eu então a pedir à maresia
que nos brilhos unos do futuro aproximasse

esse rumor de aves onde os raios enfeitasse
e eu oco no caminho que me guia
contivesse as minhas mágoas do passado,

e surgisse ali a minha alma em fogo-fátuo
estivesse eu em toda a dimensão do brusco
a nascer das folhas com a boca em luz arado.


[Alexandre Vargas]


^^

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reconhecimento à Loucura


Já alguém sentiu a loucura
vestir de repente o nosso corpo?
Já.
E tomar a forma dos objectos?
Sim.
E acender relâmpagos no pensamento?
Também.
E às vezes parecer ser o fim?
Exactamente.
Como o cavalo do soneto de Ângelo de Lima?
Tal e qual.
E depois mostrar-nos o que há-de vir
muito melhor do que está?
E dar-nos a cheirar uma cor
que nos faz seguir viagem
sem paragem
nem resignação?
E sentirmo-nos empurrados pelos rins
na aula de descer abismos
e fazer dos abismos descidas de recreio
e covas de encher novidade?
E de uns fazer gigantes
e de outros alienados?
E fazer frente ao impossível
atrevidamente
e ganhar-Ihe, e ganhar-Ihe
a ponto do impossível ficar possível?
E quando tudo parece perfeito
poder-se ir ainda mais além?
E isto de desencantar vidas
aos que julgam que a vida é só uma?
E isto de haver sempre ainda mais uma maneira pra tudo?

Tu Só, loucura, és capaz de transformar
o mundo tantas vezes quantas sejam as necessárias para olhos individuais
Só tu és capaz de fazer que tenham razão
tantas razões que hão-de viver juntas.
Tudo, excepto tu, é rotina peganhenta.
Só tu tens asas para dar
a quem tas vier buscar


[José de Almada Negreiros]

^^

domingo, 13 de fevereiro de 2011

10 Minutos


Peço 10 minutos
Pra te convencer
Nós dois ficamos juntos
Se eu conseguir
Te fazer corar, te fazer sorrir
E não me esquecer
Ao se despedir
Felicidade
Vai me acontecer
Tá me acontecendo
Me aconteceu
Restam 10 minutos
Pra te compreender
Nós dois perdemos tudo, tudo
Se eu conseguir
Te fazer chorar, te fazer pedir
Pra não te procurar nunca mais
Quando desistir
Felicidade
Vai me abandonar
Tá me abandonando
Me abandonou
Felicidade

Vai me acontecer
Tá me acontecendo
Me aconteceu
Nessa conversa usar a timidez, um certo ar
Mas não adianta
Você não acredita
Se eu não flutuar
Felicidade...


[Composição: George Israel / Paula Toller]


^^

Não é sempre


Às vezes parece que eu não tenho medo
Às vezes parece que eu não tenho dúvidas
Às vezes parece que eu não tenho...
... Nenhuma razão pra chorar

Você esquece que eu não sou de ferro
(Até o ferro pode enferrujar)
Você esquece que eu não sou de aço
E faço questão de provar:
"Olhe pra mim.... enquanto eu me quebro"

Às vezes parece que eu tenho muito medo
Às vezes parece que eu só tenho dúvidas
Às vezes parece que eu não tenho...
... Nenhuma chance de escapar

Acontece que eu não nasci ontem
(Até hoje sempre escapei com vida)
Pra quem duvida de tudo que eu faço
Eu faço questão de provar:
"Olhe pra mim.. enquanto... desapareço no ar"

Não queira estar no meu lugar
Não queira estar em lugar nenhum
Às vezes tudo muda
E continua tudo no mesmo lugar


[Composição: Humberto Gessinger]


^^