Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sábado, 18 de dezembro de 2010

♪ Então é NaTaL! ♪

Estamos no mês de dezembro, o Natal está batendo à porta, 13º na mão e a galera toda serelepe para ir às compras de final de ano. Todo ano a mesma coisa... Deixa eu ver se o espírito do Natal já está na sua casa. Não, não quero ver a árvore iluminada na sala, nem quero saber quanto você já gastou em presentes, muito menos se o Papai Noel vai descer a chaminé na noite de Natal... Chega desse papinho: Papai Noel não existe. A verdade é essa. Mas todo ano, é a cara do bom velhinho que eu vejo circulando pelas esquinas, praças, shopping e, é essa musiquinha agradááááaável que ouço nas propagandas da TV. O que eu gostaria de ver mesmo, no dia 25 de dezembro, nada mais é do que a celebração do nascimento de Jesus Cristo, mas, a impressão que eu tenho é que todo mundo deixa de ser cristão exatamente neste dia.

A verdade é que o Natal está banalizado! Natal só existe para o aumento do consumismo fútil. Porque, na verdade, quase ninguém exerce bondade nessa época. “E não vou dar presente pra você, porque você nunca me deu presente e pronto.” É um querendo ter o Peru melhor do que do outro todos os anos, mesmo reclamando que preço está alto. É uma gula acima do normal.

Vou citar aqui, o que você vai ver neste, no ano que vem e em todos os Natais da sua vida. E não preciso ser vidente pra saber:
...
A Simone cantando: “Então é Natal... e o Ano Novo também...” Se vocês soubessem como isso me irrita! Da mesma forma que todo final de primavera começa (Marina Lima) com: “Vem chegando o verão... o calor no coração...” Gente, na boa... Não agüento mais tanta cafonisse. Se é pra ser brega, então vamos ser, mas vamos cantar o que é bom. Por que será que ninguém até hoje inventou uma música pra melhor estação do ano? O Inverno. Aqui eu sou plenamente feliz! Durmo bem, trabalho bem, namoro bem, estudo bem, me arrumo bem... Tão bom o Inverno! Quando toca a musiquinha do verão, me dá até um frio na espinha: ♪“Vem chegando o verão ♪...” pode se preparar: Vem chegando os furacões, enchentes, gente perdendo suas casas, patrimônios de uma vida inteira, aquele calor de 42º na sombra, aquela enxaqueca que acaba com meus nervos... Afff! =(

Mas voltando ao Natal...

E aquelas propagandas de panetone? Alguém pode me explicar este conceito? A família reunida, saboreando aquele “bolo” duro sem graça, seco e pra piorar com aquelas frutas cristalizadas como recheio. Aí fazem aquela cara de felicidade como se estivessem saboreando a melhor coisa do mundo. O que é que um panetone tem a ver com o verdadeiro Natal? Me digam qual foi o país que influenciou o Brasil com a "cultura panetoniana"?? Aaaah, se eu pego!!!

Show do Roberto Carlos na Globo! É incrível como que a cada ano que passa tudo fica cada vez mais igual. A roupa azul ou branca; e mais: sabe qual vai ser a primeira música que ele vai cantar no seu próximo show? Eu sei, eu sei: “Emoções”. Quer apostar quanto?!... Desde criança, essa é a primeira música de abertura dos shows do rei. Parece até um ritual. Gente, eu adoro o Roberto, mas passou da hora dele rever seus conceitos e atualizar seu repertório. Se alguém pegar uma fita com o especial dele lá pras bandas de 1981, outro de 1990, outro de 2000 e a do ano passado, a única diferença que vai encontrar é o cabelo do rei. Pronto, falei! ¬¬

Não sei se com vocês acontece assim, mas comigo, natal é sinônimo de encontro de família todo final do ano, e sempre é muito hilário. É tio, tia, primos, primas e no meu caso, família extra-grande, vem a "parentada" toda, do norte à sul do pais pra um só lugar: a casa da vovó. Aí já viu né... um falatório só, todo mundo contando o que fez e o que não fez durante o ano todo, na mesma hora, tudo junto e misturado... Quem passa na rua pensa que é briga, diante de tanta gritaria. A única hora em que se tem um pouco de silêncio e na hora da ceia. E pra variar, todo ano é aquele ataque coletivo à ceia, antes da meia noite... Família é família, fazer o que?!... \o/

E pra não dizer que não falei sobre flores... Hôu, hôu, hôu!!! Feliz Natal!!

... Feliz Natal aos caçadores de borboletas azuis,
artífices de rupestres enigmas, febris conquistadores
a cavalgar, solenes, nos campos férteis de sedutoras
esperanças...

Feliz Natal a quem voa sem asas, molda em argila insensatez e faz dela jarro repleto de sabedoria,
e aos que... sabem que as palavras brotam da mesma fonte que abastece o coração de ternura.

Feliz Natal aos que sobrevoam abismos e plantam gerânios nos canteiros da alma, vozes altissonantes
em desertos da solidão,...

[Frei Betto]



Danni^^

Nenhum comentário: