Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Infância


Hora em que a erva cresce
na memória do cavalo.
O vento pronuncia discursos ingénuos
em honra dos lilases,
e alguém entra na morte
com os olhos abertos
como Alice no país do já visto.

[Alejandra Pizarnik]


^^

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Falta


O bem que não chegou a ser possuído
Perdido causa tanto sentimento,
Que faltando-lhe a causa do tormento
Faz ser maior tormento o pedecido.
Sentir o bem logrado,
e ja perdido,
Mágoa será do próprio entendimento;
Porém o bem, que perde um pensamento
Não o deixa outro bem restituído.

[Gregório de Mattos]


^^

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Manhã de Amor


É manhã, vem o sol,
Vem trazer o calor,

Que aquece a emoção,
De um olhar,
De um aperto de mão,
Vem a chuva, também,
Vem chorar a alegria do retorno de alguém,
De um amor,

Numa terna ilusão,
E se faz lá no céu,
O enlace da chuva e do sol,
A natureza sorri,

É tão lindo o matiz do arrebol,
Já se fez a manhã do amor,
Já se pôs o arco-íris além,
Vem a chuva,
Vem o sol,
Com eles, meu bem.
Que se faz lá no céu,
O enlace da chuva e do sol,
A natureza sorri,
É tão lindo o matiz do arrebol,
Já se fez a manhã do amor,
Já se pôs o arco-íris além,
Vem a chuva,
Vem o sol,
Com eles, meu bem



[Elis Regina]


^^

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Os lençóis foram lavados


Os lençóis foram lavados
da nossa essência conjunta – um composto,
não uma mistura; mas aqui ainda estão

esquecidos, o teu cachimbo e tabaco,
os teus livros abertos na minha mesa,
a tua voz a falar nos meus poemas.

[Fleur Adcock]
^^

Desejo


Só o desejo inquieto e que não passa,
faz o encanto da coisa desejada.
E terminamos desenhando a caça,
pela doida aventura da caçada.

[Mário Quintana]

^^

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Me Revelar


Tudo aqui quer me revelar
Minha letra, minha roupa
Meu paladar
O que eu não digo, o que eu afirmo
Onde eu gosto de ficar
Quando amanheço, quando me esqueço
Quando morro de medo do mar

Tudo aqui
Quer me revelar
Unhas roídas
Ausências, visitas

Cores na sala de estar

O que eu procuro
O que eu rejeito

O que eu nunca vou recusar
Tudo em mim
Quer me revelar

Tudo em mim quer me revelar
Meu grito, meu beijo
Meu jeito de ser

O que me preocupa, o que me ajuda
O que eu escolho pra amar
Quando amanheço, quando me esqueço
Quando morro de medo do mar


[Ana Carolina]


^^

Never made promises that i've never kept


I've never been lost,
I've never been found,
And it make no difference, if I'm around,
There's never been words, there's never been actions
Never made promises that i've never kept.


[Mistake - Nickelback]


^^

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Bailarina e o Soldado de Chumbo

De repente toda mágica se acabou
E na nossa casinha apertada
Tá faltando graça e tá sobrando espaço

Tô sobrando num sobrado sem ventilador

Vai dizer que nossas preces não alcançaram o céu?
Coração, que ainda vem me perguntar o que aconteceu
Conta se seu rosto por acaso ainda tem o gosto meu

Com duas conchas nas mãos,
Vem vestida de ouro e poeira
Falando de um jeito maneira
Da lua, da estrela e de um certo mal
Que agora acompanha teu dia
E pra minha poesia é o ponto final
É o ponto em que recomeço,

Recanto e despeço da magia que balança o mundo

Bailarina, soldado de chumbo
Bailarina, soldado de chumbo
Beijo e dor...

Nossa casinha pequena
Parece vazia sem o teu balé

Sem teu carinho guardado
Soldado de chumbo não fica de pé

Nossa casinha vazia
Parece pequena sem o teu balé

Sem teu café requentado
Soldado de chumbo não fica de pé


[O Teatro Mágico]
^^

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oceano

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão,
Dava prá ver o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão!
Esquecera de mim?


Enfim,
De tudo o que
Há na terra
Não há nada em lugar
Nenhum!
Que vá crescer
Sem você chegar
Longe de ti
Tudo parou
Ninguém sabe
O que eu sofri...

Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor...

Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano

E esqueço que amar
É quase uma dor...

Só sei viver
Se for por você!

[Djavan]


^^

Nada Vai Mudar Isto


Nada vai mudar minha cama grudada em mim
Nem meu rosto inchado de mágoa
O sol se escondeu lá fora atrás de uma nuvem de água
Nas paredes nossa história
E no teto a minha tela de cinema
Nela eu ainda vejo nossa esgrima de língua
Nossos lares, nossa antena
Meu amor se expulsou de mim
Cansou dos meus vícios
E mesmo que amanhã ele volte com outro feitiço
Hoje meu amor partiu e nada vai mudar isto

[Cássia Eller]


^^

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um Amor, Um Lugar

Eu ainda lembro
O dia em que eu te encontrei
Eu ainda lembro
Como era fácil viver
Ainda lembro...

[Os Paralamas do Sucesso]


^^

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fascinação


Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.

O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor.

Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.

O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor



[Elis Regina]


^^

sábado, 11 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estás Aqui


Estás aqui comigo à sombra do sol
escrevo e oiço certos ruídos domésticos
e a luz chega-me humildemente pela janela
e dói-me um braço e sei que sou o pior aspecto do que sou.

Estás aqui comigo e sou sumamente quotidiano
e tudo o que faço ou sinto como que me veste de um pijama
que uso para ser também isto este bicho
de hábitos manias segredos defeitos quase todos desfeitos
quando depois lá fora na vida profissional ou social só sou um nome
e sabemos que sei o que faço ou então sou eu que julgo que o sabem
e sou amável seleciono cuidadosamente os gestos e escolho as palavras

e sei que afinal posso ser isso talvez porque aqui sentado
dentro de casa sou outra coisa
esta coisa que escreve e tem uma nódoa na camisa e só tem de exterior
a manifestação desta dor neste braço que afeta tudo o que faço
bem entendido o que faço com este braço.

Estás aqui comigo e à volta são as paredes
e posso passar de sala para sala a pensar noutra coisa
e dizer aqui é a sala de estar aqui é o quarto aqui é a casa de banho
e no fundo escolher cada uma das divisões segundo o que tenho a fazer.

Estás aqui comigo e sei que só sou este corpo castigado
passado nas pernas de sala em sala.
Sou só estas salas estas paredes
esta profunda vergonha de o ser e não ser apenas a outra coisa
essa coisa que sou na estrada onde não estou à sombra do sol.

Estás aqui e sinto-me absolutamente indefeso diante dos dias.
Que ninguém conheça este meu nome
este meu verdadeiro nome depois talvez encoberto noutro
nome embora no mesmo nome este nome
de terra de dor de paredes este nome doméstico.

Afinal fui isto nada mais do que isto
as outras coisas que fiz fi-las para não ser isto ou dissimular isto
a que somente não chamo merda porque ao nascer me deram
outro nome que não merda
e em princípio o nome de cada coisa serve para distinguir
uma coisa das outras coisas.

Estás aqui comigo e tenho pena acredita de ser só isto
pena até mesmo de dizer que sou só isto como se fosse também outra coisa
uma coisa para além disto que não isto.

Estás aqui comigo deixa-te estar aqui comigo
é das tuas mãos que saem alguns destes ruídos domésticos
mas até nos teus gestos domésticos tu és mais que os teus gestos domésticos
tu és em cada gesto todos os teus gesto
se neste momento eu sei eu sinto ao certo o que significam certas
palavras como a palavra paz.

Deixa-te estar aqui perdoa que o tempo te fique na face na forma de rugas
perdoa pagares tão alto preço por estar aqui
perdoa eu revelar que há muito pagas tão alto preço por estar aqui
prossegue nos gestos não pares procura permanecer sempre presente
deixa docemente desvanecerem-se um por um os dias

e eu saber que aqui estás de maneira a poder dizer
sou isto é certo mas sei que tu estás aqui.



[Rui Belo]


^^

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eres Tu?


Un día tus pies me van a llevar
A donde mis manos te puedan tocar
Un sueño dejarás de ser
Y a esta soledad, la podré vencer
Mi amor por tienes que conocer y te diré

Que yo, yo te amo no puedo negar
Que el cielo me abraza con tu mirar
Eres tú lo sé, mi destino, mi fe
Eres tú lo sé y no es necesario entender

Un sueño dejarás de ser
Y a esta soledad, la podré vencer
Mi amor por tienes que conocer y te diré

Que yo, yo te amo no puedo negar
Que el cielo me abraza con tu mirar
Eres tú lo sé, mi destino, mi fe
Eres tú lo sé y no es necesario entender

Que yo, yo te amo no puedo negar
Que el me abraza con tu mirar
Eres tú lo sé, mi destino, mi fe
Eres tú lo sé y no es necesario entender


[Victor e Leo]


^^

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Algumas pessoas estão cheias de si ​e vazias do que realmente são...



Não pertenço a lugar algum
Eu posso ir e vir como eu quero
Nada me toca nem aprisiona

Vou pairando leve, leve....
Acima da carne e do metal

Eu possuo muitas coisas
E nada disso me possui...

[Pitty]
^^

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Noite


À noite, quando o calor se mistura com a luz da tv preto e branco
À noite, eu quieto dentro de casa ouvindo rajadas de bala
À noite, fatos ruins do jornal se unem ao meu cansaço
À noite, o mesmo corpo cansadão
As vezes se perde de frente a saída

Mesmo assim eu paro e agradeço
Por eu não fazer do rancor minha vida
Por eu ainda acreditar no poder
Do amor revolucionário e salvador

Amor que me tirou a arma da mão
E me deu mais essa canção


[O Rappa]


^^