Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meus dois Amores




Sou "enamorada" de poesias, versos e contos; desde o 2º grau, quando me deparei com a literatura brasileira e seus poetas diversos. Porém, na faculdade de letras, eu pude conhecer à fundo o universo mágico e contagiante das literaturas brasileira, portuguesa, espanhola e hispanoamericano. Estudei com mestres, como: Dona Ruth, Dona Thereza, Joel Melo, e Selminha Solange (Saudades desta época...), que me ensinaram como ninguém os encantos do universo literário.


~


Eu sei que não sei escrever coisas bonitas e que as minhas palavras nunca têm pontinhos de magia ou de artista, mas sei reconhecer, apreciar e me emocionar como ninguém; quando me deparo de frente com palavras que tocam fundo minha alma. Que fazem meu coração disparar, e ficar muitas vezes sem ar, com lágrimas nos olhos e sorriso no rosto...


Por isso, estarei sempre aqui, para dividir esses momentos com todos que admiram, assim como eu, o mundo literário.


~


Entretanto, tenho que confessar que tenho um outro amor: A Psicologia.

Ainda estou no começo de "namoro", (7º período) mas tenho certeza que essa relação será tão intensa quanto a primeira


~


Esse mundo Ψ é tão envolvente e sedutor, que às vezes chego a pensar que não conseguiria viver sem ele. E o mais impressionante é que eu consigo muito bem manter esses dois relacionamentos numa boa, sem conflito e confusão. Porque um completa o outro.


~


Sabem e reconhecem seus devidos lugares no meu coração.

Sabem que eles só acrescentam virtudes e perfumam minha essência.

Sabem que eles são meu Sol e minha Lua

dentro de mim.




Obs.: Sempre que puder dividirei com vocês alguns textos "psicológicos" aqui, neste novo espaço - A Liberdade que me Prende.






^^

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aprendendo com os erros





'Na vida não precisamos acertar sempre,
Mas a cada dia errar menos.
E é necessário que a cada erro,
Aprendamos o máximo possível.
Para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis,
Das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.
Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam,
Nos trazem lembranças que fazem sofrer,
E que preferimos esquecer.
Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las
Para a cada dia errarmos menos e acertramos mais.
Porque a vida é assim, cheia de surpresa
E precisamos aprender a conviver com ela.
Caso contrário, não conseguiremos ser alguém,
E certamente não estamos aqui por acaso,
Sem razão, á toa, sem um objetivo à conquistar.
Estamos em busca de um espaço,
Para deixarmos de ser mais um neste mundo.
Por isso temos obrigação de aprender
A viver e conviver com a realidade.
Tendo consciência de que em nossas mãos
Está o nosso futuro.
Dependendo principalmente do que somos no presente,
O que seremos neste futuro bem próximo.
Precisamos ter em mente algo muito importante:
Que devemos ser sempre nós mesmos,
Respeitando ao nosso próximo como a si próprio.
Quando vermos que isto está acontecendo,
Então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências.
E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento.
Ou seja, que deixamos de ser crianças
E passamos a ser adultos,
Não no físico e sim no mental.'



^^

segunda-feira, 16 de maio de 2011

É assim que eu gosto...



^^

Delícias

Mil e uma noites
De recordes mundiais
Profissionais, transcendentais
Improvisados, propositais


Mil e uma noites

Contando segredos

Não temos corpo perfeito

Sabemos usá-lo bem...






Delícias previsíveis


garantias manuais


um degrau acima dos prazeres normais...


Delíciais!


.



^^

domingo, 15 de maio de 2011

Leia o texto abaixo e depois leia de baixo para cima



Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...



[Clarice Lispector]


^^

sábado, 14 de maio de 2011

Estou indo...




Vou contar estrelas para outro Céu...




Até sempre!!!



^^

Fantasias

Já nos imaginamos de tantas maneiras
Em tantos lugares
Com tantas pessoas
E no entanto estamos só nós dois
Inventando histórias pra nos divertir

Será que isso é o bastante
Ou é apenas ou primeiro passo?

Agora eu tou sozinha no banheiro
Fechando tampas de remédio
Imaginando situaçãoes
Imaginando, imaginando

Será que isso é o bastante
Ou é apenas o primeiro passo?

F-a-n-t-a-s-i-a-s

Já estivemos juntos em tantos lugares
Difíceis de se imaginar
E no entanto eu só queria
Nós dois, uma cama e nada mais...






[Composição : Paula Toller/ George Israel]



^^

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Combinação



Vamos fazer um trato, uma combinação?
De que forma, de que jeito, agora vamos viver
Sem claustrofobia, sem tristeza e dor
Um profundo, intenso, leve e provisório amor

No tempo de um abraço
Aceito sua proposta
Você me leva à loucura
Falando ao meu ouvido
No meio da rua

Vamos fazer um trato, uma combinação?
Que palavras precisamos agora nos dizer?
Com calma, gentileza e satisfação
Novos planos e projetos vamos escrever

No tempo de um abraço
Você é outra pessoa
Esqueço os nossos conflitos
E posso levantar da cama
Todos os dias

Vamos cantar e viver

Dá pra imaginar por que eu estou aqui?
A verdade de repente tomou conta de mim
Minha defesa agora quero apresentar
Admito simplesmente que [não] me arrependi...


[Composição: Paula Toller / George Israel / Lui Farias]


^^

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Baixa Pressão




Cabeça quase nos pés e nuvens
Nenhuma chuva
São quase quarenta e dois à sombra
Nenhuma brisa
Inferno e fogo na luz do dia
Não faço idéia em que ano estamos
Aqui todo verão é igual
De novo esqueci seu nome
Acho que isso não é normal
Estou pedindo perdão
Pela umidade e a pressão
Já não raciocino nem respiro mais

Em tudo que você disser
Eu vou acreditar
E se você não me quiser
Tanto faz
Sou capaz de acostumar
Algum crime sem defesa
Com certeza eu cometi
Tenho a alma derretida
Documento já perdi...


[Composição: George Israel / Paula Toller]


^^

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vida Real

Cai a noite sobre a minha indecisão
Sobrevoa o inferno minha timidez
Um telefonema bastaria
Passaria a limpo a vida inteira
Cai a noite sem explicação
Sem fazer a ligação

Esperei chegar a hora certa
Por acreditar que ela viria
Deixei no ar a porta aberta
No final de cada dia
Cai a noite doce escuridão
De madura(?) vai ao chão

Ah...vida real!
Como é que eu troco de canal?





[Composição: Humberto Gessinger]


^^

Tantos sonhos morrem em poucas palavras...



Um bilhete curto... já não há nada.
Alice, não se esqueça do nosso amor.
Será que eu tenho sempre que te lembrar.
Todo dia, toda hora?
Eu te imploro por favor

Alice, não me escreva aquela carta... de amor
Alice, não me escreva aquela carta...

Sempre tive medo das suas idéias.
Por que você precisa ser tão sincera?
Alice eu tô treinando pra te enfrentar.
Tenho mil motivos pra você me suportar
Fica mais uma semana
Nesse tempo a gente engana...


[Composição: Leoni / Paula Toller / Bruno Fortunato]


^^

terça-feira, 10 de maio de 2011

Saudades




Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser...

Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...

Sinto saudades do futuro,
que se idealizado,
provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...

Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer
.

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!

Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!

Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!

Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.

Sinto saudades de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer!

Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!
Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades
Em japonês, em russo,
em italiano, em inglês...
mas que minha saudade,
por eu ter nascido no Brasil,
só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
espontaneamente quando
estamos desesperados...
para contar dinheiro... fazer amor...
declarar sentimentos fortes...
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples
"I miss you"
ou seja lá
como possamos traduzir saudade em outra língua,
nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima corretamente
a imensa falta
que sentimos de coisas
ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...


[Clarice Lispector]


^^

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O desenvolvimento Psicossexual: Sexualidade e Libido


"A libido é uma energia voltada para a obtenção de prazer, e é uma energia sexual no sentido de que toda busca por afeto ou prazer é erótica ou sexual. "

Leia mais aqui.


^^

Ciclos: *Quando eu enjoo de mim,


eu corto o cabelo.
Quando eu gosto do meu corte,
eu me sinto poderosa.
Quando eu não gosto, eu choro.
Quando eu gosto do meu corte
eu quero sair pra jantar.
Quando eu não gosto, eu não
vou nem pro trabalho.
Quando eu gosto do meu corte,
eu sou feliz.
até o dia que eu enjoo
de mim mesma
e aí eu saio para cortar o cabelo...

[# eusouassim - Marie Claire]

^^

domingo, 8 de maio de 2011

As Palavras podem ser sangue novo sussurradas ao ouvido em amor




Transfusão serena de vida
A um corpo pedindo carinho
À porta da sensação
Um copo de caminho vário
De sentar a alma entretecida de desejo
Junto à existência desejada do outro
União sangrenta de vida e poesia
Um cosmos corpóreo, rosado, vivo
Inundando a visão do horizonte
De palavras, bálsamos em verbo
Uma cascata corrida de sonho
À foz do quotidiano suave
Rico das riquezas do mundo
E das multidões cá dentro
De músicas e sons conhecidos
Como nomes chamando
E vozes, imagens em filmes
As palavras revelam amor
Nas veias possuídas de textos
Ilusões lavadas de fresco
Só restam como futuro bom
À impressão verdadeira das palavras

Quero dizer-te que há um outro caminho
Ao abraço do outro, um Outro.
Um caminho dos corações palpitantes
E dos idealismos inconfessáveis
Onde facas e alguidares
Se choram lamechas de toadas antigas
De frescos amores

Quero dizer-te - é isto que te quero dizer!
Que às palavras do mundo
Podes ver o mundo de outra forma
E uns olhos despertarão sobre as tuas palavras
Como as tuas palavras te despertam viva
E te fazem viva tão bem

Quero dizer-te - escuta, vou terminar baixinho
Que as palavras te guardam as veias e o olhar
Para que sintas e vejas um novo amor
No horizonte sereno do mundo habitado
Morando onde morou sempre
No sabor das palavras que deixas ser teu alimento...


[Chapeleiro Maluco]





^^

Quando eu tinha 18 anos...



Meu maior medo era

ser igual a minha mãe.


Hoje meu maior medo

é não ser

igual a minha mãe...




[#eusouassim - Marie Claire]



^^

sábado, 7 de maio de 2011

Isso é Muita Sabedoria!!!



Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.



[Clarice Lispector]


^^

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hoje sou eu que poso para o teu poema



como uma modelo numa cama de flores
que estaria
a vida inteira diante dos teus olhos
até ser só ossos, ouro, palavras, rebentação.


[Ana Salomé]


^^