Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

terça-feira, 19 de abril de 2011

Engolida pelo som do meu grito


Não posso cessar o medo das noites silenciosas
Oh! Como eu anseio pelos sonhos do sono profundo
A deusa da luz imaginária.


[Amy Lee / Ben Moody]


^^

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nada

Ya no tengo sufrimiento Ya no tengo quien me mienta

Ya no tengo a quien contarle lo que tengo en mi cabeza

Ya no siento desconfianza

Ya no siento más violencia

Ya no siento que mi vida valga menos que tu ausencia



Ya no me importa tu destino

Ya solo quiero hallar el mio

Ya no me asombra tu existencia

Ya no me asombra nada, nada...



Ya no tengo que explicar

Ya no tengo quien me juzgue

Ya no tengo a quien pedirle una opinión sobre mi vida

Ya no siento el alma ciega

Ya no siento el alma muerta

Ya no siento que mi vida valga menos que tu ausencia



Para mi ya no existes... tiempo

Para mi ya no existes

Para mi ya no queda nada...

Para mi ya no queda nada...



[Juanes]



^^

O futuro só é real sob a forma dos nossos medos e esperanças presentes...


e o passado só é real meramente como recordação. O passado é sempre um conjunto de recordações, de recordações muito precárias, porque nunca são verdadeiras.



[Enrique Vila-Matas]




^^

domingo, 17 de abril de 2011

O Corpo e o poder


Numa outra perspectiva. É só clicar na imagem.




^^

Amor além de todas as convenções


Harux e Harix decidiram nunca mais se levantar da cama. Amam-se loucamente e não podem afastar-se um do outro mais do que sessenta ou setenta centímetros. Logo o melhor é ficar na cama, longe dos apelos do mundo. No entanto, o telefone está na mesa-de-cabeceira, e às vezes toca e interrompe os seus abraços: são os familiares que querem saber se tudo está bem. Mas essas chamadas são cada vez mais raras e lacónicas. Os amantes apenas se levantam para ir à casa de banho, e nem sempre, a cama está desarrumada, os lençóis gastos, mas eles não dão conta, cada um mais imerso na onda azul dos olhos do outro. Os seus membros misticamente entrelaçados. Na primeira semana alimentaram-se de bolachinhas, de que se tinham abastecido abundantemente. Como as bolachas acabaram, agora comem-se um ao outro. Anestesiados pelo desejo, arrancam grandes pedaços de carne com os dentes, entre dois beijos devoram o nariz ou o dedo mindinho, bebem o sangue um do outro; depois saciados fazem novamente amor como podem, e adormecem para recomeçar quando acordam. Perderam a conta dos dias e das horas. Não são bonitos de ver, isso é verdade, ensanguentados, esquartejados, pegajosos. Mas o seu amor está para além de todas as convenções.




[Juan Rodolfo Wilcock]



^^

Si tú...


Si tú vienes...
...esta noche seremos
un canto gregoriano
un azul mediterráneo
un esfuerzo sobrehumano
un camino y sus esquinas
un bolero y sus compases
un deseo que la noche
huela a vino y tenga cuerpo
y el encuentro sea un pacto
y toque el alma.

Si tú quieres...
...esta noche tendremos
nuestra piel declamando sudores
nuestros dedos tocando calores
nuestras bocas oliendo sabores
nuestra urgencia exigiendo clamores
nuestra cama rezando promesas
nuestros gritos mostrando el camino
nuestras gotas llegando a destino.

Si tú dejas...
...esta noche veremos
los silencios cantando sin sonido
las palabras temblando sin descanso
las estrellas gimiendo sin verguenza
la emoción declamando dulcemente
la canción galopando sin montura
el amor dibujando sus urgencias
elocuencias inclemencias y dolencias.

Si lo pides...
...esta noche será entonces
un planeta sin fronteras
la pregunta y su respuesta
dos amantes y sus juegos
una búsqueda sin miedo
un encuentro de mutantes sin prejuicios
conjugando grito y eco
ojo y brillo día y luna
noche y playa sol y sombra
el desierto y sus camellos
vela y viento
cruz y espada.

Esta noche
no lo dudes!....

Si tú vienes
y me quieres...
Si tú dejas
y lo pides...


[Bruno Kampel]


^^

sábado, 16 de abril de 2011

Nossos Sonhos são os mesmos há muito Tempo

Mas não há mais muito tempo pra sonhar...
[Composição: Humberto Gessinger] ^^

Eu queria escrever-te uma carta


Amor,
Uma carta que dissesse
Deste anseio
De te ver
Deste receio
De te perder
Deste mais que bem-querer que sinto
Deste mal indefinido que me persegue
Desta saudade a que vivo todo entregue...


[António Jacinto]


^^

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Liberdade é que me prende


Um pouco sobre Psicodrama, aqui.



^^

Memória da Pele


Eu já esqueci você tento crer
Seu nome, sua cara, seu jeito, seu odor
Sua casa, sua cama, sua carne, seu suor
Eu pertenço à raça da pedra dura

Quando enfim juro que esqueci
Quem se lembra de você em mim, em mim
Não sou eu, sofro e sei
Não sou eu, finjo que não sei, não sou eu
Sonho bocas que murmuram
Tranço em pernas que procuram, enfim...
Não sou eu, sofro e sei
Quem se lembra de você em mim, eu sei, eu sei...

Bate é na memória da minha pele
Bate é no sangue que bombeia na minha veia
Bate é no champanhe que borbulhava na sua taça
E que borbulha agora na minha cabeça

Eu já esqueci você, tento crer
Nesses lábios que meus lábios sugam de prazer
Sugo sempre, busco sempre a sonhar em vão
Cor vermelha, sua boca, coração.


[Composição: João Bosco/Wally Dias Salomão]


^^

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Não sei ...


Não sei se me interessei pelo rapaz
por ele se interessar por estrelas
se me interessei por estrelas
por me interessar pelo rapaz

hoje quando penso no rapaz
penso em estrelas
e quando penso em estrelas
penso no rapaz
como me parece que me vou ocupar com estrelas
até ao fim dos meus dias

parece-me que não vou
deixar de me interessar pelo rapaz
até ao fim dos meus dias nunca saberei
se me interesso por estrelas
se me interesso por um rapaz
que se interessa por estrelas
já não me lembro

se vi primeiro as estrelas
se vi primeiro o rapaz
se quando vi o rapaz vi as estrelas



[Adília Lopes]


^^

Mar de Ilusão


Se entardeceu

E a luz morreu no teu sol
Me chama, me chama de amor
Se em vez de céu
Te deram um mar de ilusão

Me chama me chama de amor
E eu irei perdoar
Por que igual ao vento
A gente fica só
Se mal se conduz.


[Composição: Djavan]


^^

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dinâmica de Grupo


Na visão da Gestalt... Veja aqui.



^^

Álibi




Havia mais que um desejo
A força do beijo
Por mais que vadia
Não sacia mais
Meus olhos lacrimejam teu corpo
Exposto à mentira do calor da ira
No afã de um desejo que não contraíra
No amor, a tortura está por um triz
Mas gente atura e até se mostra feliz
Quando se tem o álibi
De ter nascido ávido
E convivido inválido
Mesmo sem ter havido, havido
Havia mais que um desejo


[Composição: Djavan]


^^

terça-feira, 12 de abril de 2011

Amor sincero


Foi num piscar de olhos que tudo se apagou
já eram novos tempos
Tudo se transformou e eu fiquei perdido
no mesmo lugar vendo pessoas indo e outras a chegar.

Você não vai saber, tão pouco entender
Pois só a idade esconde um coração

Eu só quero um amor sincero
Que toque minhas mãos
Que faça minha vida mudar

Eu não consigo ver aonde eu vou chegar
Sinto que estou mais velho
Preciso caminhar
As noites são mais longas
Os dias são mais curtos
Eu vou entregar minha alma
E transformar meu mundo.


[Composição: Eduardo Faro]


^^

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Procure Amor

Quando tudo parece ir errado E você precisa alguém forte Com um sorriso e uma canção Procure Amor E quando você não está se divertindo muito E o dia nunca é terminado Até que você acha alguém Procure Amor E quando você acha amor E mantém todo seu amor Sucesso e felicidade também Será para você [Green Day] ^^

Psicanálise aplicada aos Grupos


Um pouco de Dinâmica de Grupo em homenagem a prova de hoje... Clique na imagem.



^^

Reflexo - O grande mal da Humanidade é o problema do mal-entendido...



Não é demais repisar que "o grande mal da humanidade é o problema do mal-entendido". Por sua vez, os mal-entendidos decorrem da patologia da percepção do pensamento, e resultam especialmente do emprego excessivo de identificações projetivas nas relações interpessoais.

Cada pessoa costuma depositar e atribuir a outra tudo aquilo que mais detesta e não suporta em si própria. Também não cabe , aqui, fazer um aprofundamento destes aspectos que nos levariam, inevitavelmente aos problemas de inveja, ciúmes, rivalidades, ansiedades, identificações, etc.


[David E. Zimerman]


^^

Alegre menina


Oh! que fizeste, sultão, de mim alegre menina?

Palácio real lhe dei, um trono de pedraria
Sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis
Ametista para os dedos, vestidos de diamantes
Escravas para serví-la, um lugar no meu dossel
E a chamei de rainha, e a chamei de rainha

Oh! que fizeste, sultão, de minha alegre menina?

Só desejava campina,
colher as flores do mato
Só desejava um espelho de vidro prá se mirar
Só desejava do sol calor para bem viver
Só desejava o luar de prata prá repousar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar

No baile real levei a tua alegre menina
Vestida de realeza, com princesas conversou
Com doutores praticou, dançou a dança faceira
Bebeu o vinho mais caro, mordeu fruta estrangeira
Entrou nos braços do rei, rainha mais verdadeira
Entrou nos braços do rei, rainha a mais verdadeira...


[Composição: Jorge Amado e Dorival Caymmi]



^^

domingo, 10 de abril de 2011

Tu boca


Algo flota en el aire
Como una premonición
Sabes que tu boca
Es el destino de mi piel
Y mi otra religión
Eso y tanto

Dame alguna señal
Me devora la espera
No calmes mi sed con el agua del mar
Que lo que no hace bien sólo puede hacer mal

Tu boca lo sabe
Cosa que toca, cosa que arde

No pidas tanto
Que es imposible evitar la tentación
Eres una cosa irresistible
Y tu boca, mi adicción
Eso y tanto


Me dejaré a quemar por el fuego en tu risa
Oyendo el sonido de tu respirar
Que lo que no hace bien sólo puede hacer mal



[Shakira]


^^