Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

quinta-feira, 17 de março de 2011

Olho com olhos de não ver


Olho
com olhos de
não ver

e vejo
o que só assim
posso ver

depois fecho
os olhos e
continuo

a ver o que
só assim pode
ser visto

e sei então
o que já antes
sabia


ver é sempre
uma forma de
cegueira


[Luís Ene]


^^

quarta-feira, 16 de março de 2011

Nosso amor


mais do que um sonho: comoção!
sinto-me tonto, enternecido,
quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido.

e recompões com essa veste,
que eu, sem saber, tinha tecido,
todo o pudor que desfizeste
como uma teia sem sentido;
todo o pudor que desfizeste
a meu pedido.

mas nesse manto que desfias,
e que depois voltas a pôr,
eu reconheço os melhores dias
do nosso amor.



[David Mourão Ferreira]


^^

terça-feira, 15 de março de 2011

Em tudo te vês


Em tudo o que vês, é a ti que vês.
E tudo o que vês diz-te quem tu és.
O teu olhar encerra-te.
O teu olhar contém-te.
O teu olhar liberta-te.
Em tudo te vês, em nada tu és.


[Luís Ene]


^^

segunda-feira, 14 de março de 2011

Um pouco de Vinícius de Moraes


Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Nao há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão.


[Vinicius de Moraes]


^^

domingo, 13 de março de 2011

Gostava de fotografar...


Fotografava domingos, mas sempre a preto e branco.


[Nuno Abrantes]



^^

Síndrome do Pânico


Saiba um pouco deste transtorno aqui.

^^

Não diga que estou fora de alcance


Neste galopante caos - sua realidade
Eu sei bem o que está para além do meu sono refúgio
O pesadelo que construiu o meu próprio mundo para escapar...


[Amy Lee / Ben Moody]


^^

Quando não conseguimos dizer...


Há perguntas a que só nós mesmos
podemos responder
E não existem respostas certas ou erradas
Apenas respostas

Sabemos que assim é
quando ficamos calados
As perguntas à espera
de respostas

E nós à espera
de palavras que digam
o que não conseguimos dizer


[Luís Ene]


^^

sábado, 12 de março de 2011

Nem sempre me incendeiam


o acordar das ervas e a estrela despenhada de sua órbita viva.

- Porém, tu sempre me incendeias.


[Herberto Helder]



^^

Companheiro


Vai amigo
Não há perigo que hoje possa assustar
Não se iluda
Que nada muda se você não mudar

Ponha alguma coisa na sacola
Não esqueça a viola
Mas esqueça o que puder
E cante que é bom viver...

Rasgue as coisas velhas da lembrança
Seja um pouco de criança
Faça tudo o que quiser
E cante que é bom viver...


[Maria Eugênia]


^^

sexta-feira, 11 de março de 2011

Perdão


Os fracos nunca conseguem perdoar. O perdão é um atributo dos fortes...
Alivia e refresca a alma, inunda de paz o coração e faz o corpo levitar.


^^

Sobre o passado...


O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.

[Mário Quintana]


^^

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hoje




Deixa de lado essa pobreza
De quem insiste em julgar e explicar
Não vou poder calar meu coração
E essa saudade vem mansinha
Querendo me avisar
Acho que a gente é que é feliz
Deixa que falem
Eles não sabem
Não falo pelos outros
Só falo por mim
Ninguém vai me dizer o que senti
Acho que a gente é que é feliz
Queria ter a carta natal do universo
E ver se entendia alguma coisa
O que espero da minha vida
O que quero na minha vida
Bom tempo
Muito tempo
Acho que a gente é que é feliz


[Composição: Renato Russo/ Leila Pinheiro]


^^

Meu Grande amor


(...)

Pode chover, o céu cair
Que nada vai tirar o que eu guardei dentro de mim
É só pensar em você e no amor que guia os nossos corações
Se o mundo te esconder por trás de muros e prisões,
Te encontrarei, meu grande amor

Só os tolos podem pensar que o amor se deixa enganar
Nada poderá mudar os rumos da paixão
Foi ele quem nos escolheu, não foi você, nem eu
Meu grande amor
Grande amor

Aconteceu
Estava escrito assim
Eu em você, você em mim
Eu te encontrei, meu grande amor
Grande amor


[Lara Fabian]


^^

quarta-feira, 9 de março de 2011

Tão Beata, Tão a Toa


Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca do que eu?
Que me enfeitiço com seu riso
Que deliro quando encosto
E faleço, quando te beijo

E no calor dessa magia
Eu sou fera fico bela
E me escorrego no teu corpo

É que eu mordo que soco
Que eu monto e desmonto
Tão beata, tão à toa


[Marina Lima]


^^

Eu Só Sei Amar Assim


Muito pra mim é nada
Tudo pra mim não basta
Eu quero cada gesto
Cada palavra
Cada segundo da sua atenção

Faça isso por mim
Leve a dor pra longe daqui
Estou cansada de ouvir que eu só sei amar errado
Estou cansada de me dividir
No que é certo no amor

Quem é que vai dizer o que falar? Calar? Querer?

Eu quero absurdos
Quero amor sem fim
Quero te dizer que
Eu só sei amar assim...

[Zizi Possi]
^^

terça-feira, 8 de março de 2011

História do Dia Internacional da Mulher


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da DataAo ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres BrasileirasPodemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História
1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres;
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos;
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres;
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia;
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs;
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas;
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres;
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina;
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças;
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina;
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

^^

Só pra refletir...


É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.

[Jean Jacques Rousseau]


^^