Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

sexta-feira, 11 de março de 2011

Perdão


Os fracos nunca conseguem perdoar. O perdão é um atributo dos fortes...
Alivia e refresca a alma, inunda de paz o coração e faz o corpo levitar.


^^

Sobre o passado...


O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.

[Mário Quintana]


^^

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hoje




Deixa de lado essa pobreza
De quem insiste em julgar e explicar
Não vou poder calar meu coração
E essa saudade vem mansinha
Querendo me avisar
Acho que a gente é que é feliz
Deixa que falem
Eles não sabem
Não falo pelos outros
Só falo por mim
Ninguém vai me dizer o que senti
Acho que a gente é que é feliz
Queria ter a carta natal do universo
E ver se entendia alguma coisa
O que espero da minha vida
O que quero na minha vida
Bom tempo
Muito tempo
Acho que a gente é que é feliz


[Composição: Renato Russo/ Leila Pinheiro]


^^

Meu Grande amor


(...)

Pode chover, o céu cair
Que nada vai tirar o que eu guardei dentro de mim
É só pensar em você e no amor que guia os nossos corações
Se o mundo te esconder por trás de muros e prisões,
Te encontrarei, meu grande amor

Só os tolos podem pensar que o amor se deixa enganar
Nada poderá mudar os rumos da paixão
Foi ele quem nos escolheu, não foi você, nem eu
Meu grande amor
Grande amor

Aconteceu
Estava escrito assim
Eu em você, você em mim
Eu te encontrei, meu grande amor
Grande amor


[Lara Fabian]


^^

quarta-feira, 9 de março de 2011

Tão Beata, Tão a Toa


Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca do que eu?
Que me enfeitiço com seu riso
Que deliro quando encosto
E faleço, quando te beijo

E no calor dessa magia
Eu sou fera fico bela
E me escorrego no teu corpo

É que eu mordo que soco
Que eu monto e desmonto
Tão beata, tão à toa


[Marina Lima]


^^

Eu Só Sei Amar Assim


Muito pra mim é nada
Tudo pra mim não basta
Eu quero cada gesto
Cada palavra
Cada segundo da sua atenção

Faça isso por mim
Leve a dor pra longe daqui
Estou cansada de ouvir que eu só sei amar errado
Estou cansada de me dividir
No que é certo no amor

Quem é que vai dizer o que falar? Calar? Querer?

Eu quero absurdos
Quero amor sem fim
Quero te dizer que
Eu só sei amar assim...

[Zizi Possi]
^^

terça-feira, 8 de março de 2011

História do Dia Internacional da Mulher


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da DataAo ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres BrasileirasPodemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História
1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres;
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos;
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres;
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia;
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs;
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas;
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres;
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina;
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças;
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina;
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

^^

Só pra refletir...


É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.

[Jean Jacques Rousseau]


^^

segunda-feira, 7 de março de 2011

É Carnaval! \o/ Eis a minha opinião sobre Micaretas...



Concordo com tudo e mais algumas coisas que não foram ditas...


^^

Por que Lacan disse que “A Mulher não existe”?

Confira aqui.


^^

O estudo da gramática não faz poetas.


O estudo da harmonia não faz compositores.
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
O estudo das Ciências da educação não faz educadores.
Os educadores não podem ser produzidos.
Educadores nascem.
O que se pode fazer é ajudá-los a nascer.
Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer.


[Rubem Alves]
^^

domingo, 6 de março de 2011

Lolita


Toda menina já foi Lolita na vida
Não por amor, mas por desejo de poder
praticar a crueldade e se satisfazer
Sexo fácil, companhia e prazer

É mais fácil seduzir
um homem-lobo perverso
do que destruir
um coração incerto

Você pensou que me ensinava
Bebia na fonte da juventude
Mas era eu que bancava o jogo
Mas era eu que possuía seu corpo

Preencho meu tempo
com a sua vontade
Preencho seu tempo
com a minha idade

Você pensou que me ensinava
Bebia na fonte da juventude
Mas era eu que bancava o jogo
Mas era eu que possuía seu corpo

Você pensou que se divertia
sabia como me dominar
mas era eu que sabia fingir
mas era eu que te fazia sonhar


[Composição: Paula Toller / George Israel / Bruno Fortunato]


^^

No Escuro


Se você não me quiser
Eu vou respeitar
Eu juro
Como alguém que apaga a luz
Mas tem seu altar
No escuro

E no decorrer dos meses
Já não sei mais quem eu sou
E a pessoa
Refletida
No espelho
Dos seus olhos
Por onde foi que entrou?

Mas se você não me quiser
Eu vou respeitar
No duro
Mas saiba que sou um homem só
E que o meu amor
É puro

E se você não me quiser
Eu vou respeitar
Isso é seguro
Mas um dia foi você
Que soube apontar
Um futuro pra nós


[Marina Lima]

sábado, 5 de março de 2011

Das tuas ancas aos teus pés quero fazer uma longa viagem.



Sou mais pequeno que um insecto.

Percorro estas colinas,
são da cor da aveia,
têm trilhos estreitos
que só eu conheço,
centímetros queimados,
pálidas perspectivas.

Há aqui um monte.
Nunca dele sairei.
Oh que musgo gigante!
E uma cratera, uma rosa
de fogo humedecido!

Pelas tuas pernas desço
tecendo uma espiral
ou adormecendo na viagem
e alcanço os teus joelhos
duma dureza redonda
como os ásperos cumes
dum claro continente.

Para teus pés resvalo,
para as oito aberturas
dos teus dedos agudos,
lentos, peninsulares,
e deles para o vazio
do lençol branco
caio, procurando cego
e faminto o teu contorno
de vaso escaldante!

[Pablo Neruda - os versos do capitão]
^^

sexta-feira, 4 de março de 2011

Se tu fosses água


Ai. Que o meu céu seria beber-te se tu fosses água. E todas as folhas de todas as árvores de nomes impronunciáveis, plantadas algures em cidades imaginárias, seriam a sombra dos dias que me saciam a fome de uma existência onde sou banal e carnal.


[Paulo Ferreira]


^^

quinta-feira, 3 de março de 2011

Vou mergulhar


Vou mergulhar no mar
Mesmo com a água impura
E vou beber o vinho
Acima da temperatura
Prá que eu me divirta
Às vezes basta um sorriso
Às vezes uma palavra

É tudo que eu preciso

Vou mergulhar no mar
Mesmo com a praia escura
Vou gozar a liberdade
De uma vida sem frescura
Prá que eu me divirta
Basta um dia bonito
Usar a cor azul do céu
No meu vestido


[Composição: George Israel / Paula Toller]


^^

Palavra, palavra


Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Enquanto lutamos
mal rompe a manhã.
[...]
Palavra, palavra
(digo exasperado)
se me desafias,
aceito o combate.


[Carlos Drummond de Andrade]


^^

quarta-feira, 2 de março de 2011

Maktub





Já estava escrito
No tempo e espaço
Que minha alma e a tua uma luz seriam
Já estava escrito
Pelos milênios
Que no sagrado fogo da paixão nos consumiríamos

Sol do deserto queimando a areia
Tua presença é água
Que preserva a vida
Pomba selvagem no azul da
Alma
Teu olhar é luz que ilumina e cega

Já estava escrito e Allah o sabe
Que a serpente mágica do amor nos faria deuses

Está escrito
Antes dos tempos
Que a vida vale a pena quando o amor nos toca.


[Marcus Viana]


^^

terça-feira, 1 de março de 2011

Só pra refletir...

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.


[Platão]


^^

E a Flor é apenas Flor...


Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.

A borboleta é apenas a borboleta
E a flor é apenas flor.

[Alberto Caeiro]



^^