Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

Redes Sociais

https://www.facebook.com/danielle.manhaes --- Instagram: @danielle.manhaes @danielle.manhaes_psi

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Céu está mais Azul do que Nunca! \o/

O aquecimento global nunca foi tão discutido como no ano que passou. E como sabemos, no verão ficamos ainda mais expostos às radiações solares, que estão cada vez mais intensas, devido à ação do homem na natureza. Enquanto as autoridades do mundo inteiro discutem como resolver essa questão, devemos reforçar algumas medidas para nos proteger dos danos do sol. Prevenção é a palavra de ordem desse verão.

Mas, não é só a pele que precisa ser blindada contra os raios ultravioleta. Olhos, boca e cabelo também exigem atenção. Para preservar sua saúde e beleza, descubra o que você deve fazer para manter cada parte do corpo protegida e as atitudes que você deve tomar antes de colocar os pezinhos na areia.

Nunca se pesquisou tanto o protetor solar como agora. E, para a nossa sorte, os estudos estão sendo pautados pela praticidade e pelo sensorial, para garantir o prazer na hora do uso do protetor. Afinal, surgem cerca de 115 mil novos casos de câncer de pele por ano, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O principal causador da doença é a radiação ultravioleta A. presente ao longo de todo o dia, mesmo quando o céu está nublado, altera o DNA das células de forma irreversível e responde por 75% do envelhecimento cutâneo, já que aumenta a produção de radicais livres e destrói o colágeno e a elastina. A radiação do tipo B, presente entre 10 e 16 horas, também favorece o surgimento do câncer e causa queimaduras. Com o tipo C você ainda não precisa se preocupar – apesar de tóxica, ela é barrada pela camada de ozônio.

Em nome da proteção integral da pele dos caros leitores do blog, mostrarei os cuidados básicos que devemos tomar no verão. Parece retórica, mas prevenir é a melhor solução.

Lábios merecem atenção: A pele da boca é muito sensível e recebe mais radiação por estar num dos pontos mais altos do rosto. Daí a importância do protetor labial. Ele ajuda a prevenir herpes solar e até o câncer de pele. Mas, para isso é preciso ser aplicado também ao redor dos lábios. No dia-a-dia, o FPS 30 é o mais indicado. Na praia, a proteção deve ser maior, feita a cada duas horas e após o mergulhar, suar, tomar líquidos ou beijar.


Óculos escuros sempre: Catarata pterígio (tecido que cresce sobre a córnea e prejudica a visão), conjuntivite, degeneração da retina e câncer de pele nas pálpebras podem surgir com o abuso do sol. As alterações oftalmológicas são silenciosas, cumulativas e podem levar à perda da visão. A prevenção é uma só: óculos escuros, que bloqueiam entre 99% e 100% da radiação ultravioleta. Entretanto, cuidado com os vendidos em camelô que, além de não ter FPS, são escuros de mais. Isso faz com que a pupila dilate e permita maior entrada de luz. Na hora da compra, vá a uma loja de confiança, confira se o modelo tem selo de certificação e faça um teste no fotômetro, aparelho capaz de medir quanto de radiação as lentes são capazes de bloquear.


Para manter os cabelos lindos: A radiação ultravioleta atinge a proteína capilar e deixa as escamas abertas, favorecendo a perda de água. Resultado: o cabelo fica quebradiço, ressecado, sem brilho, desbotado e com pontas duplas. A perda de proteína chega a ser duas vezes maior quando o fio não está protegido os loiros sofrem até quatro vezes mais que os castanhos. Então, já deu pra perceber que um protetor específico para o cabelo é imprescindível, certo? Não deixe de usar, existe opções como spray, creme para pentear ou leave-in com FPS quaternizado.(Esse tipo de tecnologia, que está descrita no rótulo, garante maior adesão do produto e aumenta sua resistência à água.) Na falta dela, o silicone é uma boa pedida, já que forma um filme protetor ao redor da fibra capilar. Só não esqueça de enxaguar a cabeça com água doce a cada mergulho e reaplicar o cosmético. Melhor ainda é usar um chapéu de tramas fechadas. Além de ser um charme, protege.


Corpo uniforme e sem queimaduras: O fator de proteção solar varia de 1 a 100 e esse número indica quantas vezes mais a sua pele vai estar protegida do sol com o uso do cosmético. Na prática, quem fica vermelha após dois minutos de exposição solar vai demorar 15 vezes mais tempo, ou seja, meia hora, ao lançar mão de um FPS 15. Por isso, na hora da compra, é necessário levar em consideração a cor da sua pele. E nunca se esqueça de passar nos pés, ele também faz parte do seu corpo.

Um protetor para cada rosto:
Usar uma textura que não combina com a sua pele pode resultar em vermelhidão, coceira, excesso de oleosidade e até acne.

Para acertar na escolha, confira as indicações de acordo com o tipo de pele:

*Pele seca e envelhecida
*Produto ideal:
creme
Porque é mais gorduroso e forma um filme sobre a pele que impede a saída da água.
-----
*Pele desidratada
*Produto ideal:
loção ou emulsão
Porque combina óleo e água, proporciona uma hidratação prolongada.
-----
*Pele oleosa, mista ou tendência à acne
*Produto ideal:
gel
Porque é rico em água e livre de gordura e álcool. Além disso, tem textura fina que é absorvida rapidamente.
-----
*Pele normal, oleosa ou sensível
*Produto ideal:
sérum, fluido ou gel-creme
Porque é elaborado com água e óleos leves, conferindo toque seco e suave.
-----
*Pele normal
*Produto ideal:
splay
Porque tem boa textura e ganha pontos extras pela facilidade de aplicação em áreas difíceis de alcançar, como as costas, e por resistir â água e ao suor, já que contém óleo.

O blog recomenda: Aproveite bem o verão, mas não abra mão da sua proteção. Afinal de contas:

É como um sol de verão
Queimando no peito
Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar...


[Composição: Thomas Roth - Lulu Guedes]


Danni^^

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Verão, sentimento a flor da pele que se mostra abundante...

Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade.

Fique com Deus, menina xará Danni.
Um abraço.

M.M. disse...

Já fui lá conferir... seu post ficou um luxo, muito chique! Adorei!
Dicas imperdíveis!!!!
Um beijo

Luna Sanchez disse...

Fui lá, mas de protetor solar, para não me arriscar. ;)

Beijo, querida.

ℓυηα

Sil disse...

Tô indo já..

Bjs