Dizem que finjo ou minto tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto com a imaginação. Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo, o que me falha ou finda, é como que um terraço sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio do que não está ao pé, livre do meu enleio, sério do que não é. Sentir, sinta quem lê! [Fernando Pessoa, in "Cancioneiro]

6.4.09

Homem que é homem, como é?

Acrescenta-se uns quantos itens à reflexão que se iniciou aqui há dias noutro blog. Reflexão essa que começa a transformar-se num fenómeno silencioso. De repente, muita gente a pensar nisto. Acho até que quem escreveu as primeiras linhas sobre o assunto não estava à espera que tanta tinta corresse depois. E - agora sim - aqui se continua e muito bem:



"Homem que é homem põe perfume no pescoço, pulsos e mãos, e sabe bem que perfume usa. Homem que é homem não precisa de praticar desporto porque a natureza o favoreceu com um charme próprio sem precisar de mover um dedo. Homem que é homem tem gosto pela roupa e tem uma paleta de cores muito criteriosa. Homem que é homem usa camisolas de lã pretas de gola alta ou pullovers às riscas sem estampadinhos. Homem que é homem sabe usar uns all stars vermelhos como o Clive Owen ou azuis clarinhos ou pretos ou da cor que bem entender. Homem que é homem é poeta, lê muito e sabe de cor (coração) versos ou frases de arrepiar o fundo dos olhos. Homem que é homem é músico, ainda que não saiba tocar um único instrumento, mas tem obrigatoriamente de saber cantar (mal, tanto melhor), mas com voz de cama (fazendo referência ao Leonard Cohen) e ouvir boa música. Homem que é homem toma banho, faz a barba (também pode ser daquelas de 5 dias por fazer... ai), põe creme na cara e tem um sorriso franco e faz jeitinhos com a boca quando fala de uma coisa que o tenha emocionado. Homem que é homem devia fazer covinhas na cara. Homem que é homem, se fumar, sabe ser sensual contra a morte. Homem que é homem olha com a intensidade dos que são inteligentíssimos sem pretenciosismos, não sabe falar barato, não tem paciência para certas coisas medíocres, é um excelente conversador e sabe pôr uma mulher a rir de gosto. Homem que é homem consegue dizer foda-se sem ser ofensivo. Homem que é homem assume o seu mau humor e o seu bom humor. Homem que é homem gosta de cinema bom, é escritor e cheira a papel nos fins-de-semanas, lê o jornal de manhãzinha, e tem opiniões formadas sobre tudo e mais alguma coisa. Homem que é homem tem sonhos e é corajoso. Homem que é homem é decidido, trabalhador, mas também sabe estar sem fazer nada, dentro de um pijama, a olhar para o teto. Homem que é homem gosta de beijar. Homem que é homem sabe amar uma mulher até ao fim dos seus dias. Homem que é homem abraça como se o mundo fosse acabar. Homem que é homem faz uma mulher sentir-se bonita todos os dias e em todas as ocasiões. Homem que é homem gosta de lamechices desde que sejam para ele. Homem que é homem brinca com o fogo. Homem que é homem é bom e é capaz de gestos sublimes. Homem que é homem gosta de gatos e de cães e de viajar. Homem que é homem não resiste a uma mulher que é mulher. Homem que é homem faz arrepiar a pele nos dias de 33º. Homem que é homem não abdica. Homem que é homem não procura, encontra. Homem que é homem diz i'm your man com a doçura e a certeza inabalável do céu ser céu, mesmo em dias de chuva. Homem que é homem afunda-se numa mulher como num poema sem regresso... Porque homem que é homem sabe que é homem. E nós gostamos disso: atitude. Mas também, diga-se de passagem, não há muitos homens que são homens por aí."



^^

Nenhum comentário: